Em Campina Grande, Crea-PB participa do II Congresso Nacional de Ciências Exatas e Tecnologia

Nos dias 17, 18 e 19 de Outubro,  o Centro Universitário Maurício de Nassau realizou o II Congresso Nacional de Ciências Exatas e Tecnologia. O Crea-PB, através do inspetor de Campina Grande, Ewerton Bronzeado, participou do evento, apresentando as atribuições e a importância do Conselho para os profissionais da área tecnológica.

O primeiro dia do evento contou com a participação da professora Doutora em Engenharia Civil, Rosa do Carmo, como conferencista de abertura. Em seguida, o professor Doutor em Engenharia Elétrica Edmar Candeia Gurjão com a palestra “Segurança no uso de aparelhos conectados à Internet”. O encerramento da noite ficou por conta do Arquiteto Alan Araújo com a palestra “BIM, Realidade Virtual e Aumentada: Tendências de Mercado”.

O segundo dia do evento contou com muitas atividades. Pela manhã, foi realizada a Mostra de Projetos com apresentações nas modalidades oral e pôster, exposição dos projetos com a equipe de aerodesign Tropeiros Asas e do Laboratório de Engenharia de Motocicleta da UFCG. Foram realizados minicursos de: A nova norma NR 12, com o Engenheiro Mecânico João Manoel Neto, instalações de placas fotovoltaicas, com os Engenheiros Eletricistas Antônio Carlos e Felype Gonçalves da Renoveletrica, instalações elétricas, com o Técnico em Eletroeletrônica Miguel Angel Arturi Junior, e muitos outros também nas áreas de Engenharia Civil e Arquitetura.

A tarde começou com um bate-papo muito proveitoso sobre o futuro da matriz energética brasileira com o profissional Leonan Freire da Termelétrica Borborema, o professor do IFPB Bruno Almeida Souza, que tem experiência em energia solar, o Engenheiro Eletricista Alexsandro Nascimento que tem experiência em energia hidráulica com anos de experiência, atuando como técnico da CHESF e o profissional de energia eólica Ivandro Barreto da empresa TAESA.

Ainda na parte da tarde, foi realizado o Torneio Juvenil de Robótica, seletiva local que contou com a participação de equipes de várias instituições competindo nos desafios do sumô, cabo de guerra e resgate ao plano. A UNINASSAU foi a campeã nos desafios do cabo de guerra e resgate ao plano. O desafio do sumô teve a equipe da UFCG como campeã. O torneio foi muito organizado, com a coordenação do professor Tarcísio Oliveira e participação voluntária de alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica.

Para finalizar esse dia cheio de atividades, a noite começou com as palestras dos Engenheiros Gabriel Kokkinos e Luís Henrique, da empresa Wedoo Automação sobre Automação Residencial. A última palestra do noite foi sobre Expectativas da Tecnologia da Informação como Auxílio à Engenharia, com o Engenheiro Paulo Gustavo, da James Watt Engenharia.

O encerramento do Congresso foi na manhã do sábado (19), com a segunda parte dos minicursos e as palestras de encerramento, que contaram com a presença do representante do CREA-PB, o Engenheiro Ewerton Bronzeado, responsável por uma exposição sobre a importância do Conselho para o profissional de engenharia. A palestra de encerramento foi ministrada pelo Engenheiro Civil Jary Castro com o tema “Acessibilidade: compromisso de cada um”, oportunidade na qual também foram realizados sorteios de livros sobre o assunto de autoria do palestrante, além da realização da premiação dos melhores trabalhos da Mostra Científica.