Em operação no Sertão, Crea-PB autua 64 empreendimentos

Seguindo o objetivo principal de fiscalizar o trabalho executado pelos profissionais das áreas de engenharia e agronomia, e trazer mais segurança para a sociedade, os fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB) realizaram mais uma etapa da “Fiscalização Itinerante”. A ação aconteceu entre os dias 4 a 8 de maio no Sertão paraibano, na jurisdição de Patos e parte do Vale do Piancó.

Foram visitadas mais de 14 cidades, e como resultado da operação, foram feitas 64 autuações, sendo, 24 na área civil, 30 na área industrial, mecânica e elétrica e 10 na área de agronomia.

Na cidade de Patos foram fiscalizados 22 estabelecimentos, entre eles: postos de combustíveis, hospitais, clínicas, o Aeroporto Brigadeiro Firmino Aires, mineradoras e lojas que comercializam produtos agrotóxicos.

Em Itaporanga, além dos postos de combustíveis, foram fiscalizadas empresas que prestam serviço de instalação e manutenção de elevadores e indústrias de Tecelagem. Nas cidades de Teixeira, Princesa Isabel, Manaíra, Tavares, Jurú, Água Branca, Várzea, Santa Luzia, Junco de Seridó, São Mamede, Santa Terezinha, Catingueira, entre outras, o foco principal foram as construções civis, comércio de agrotóxicos e plantios de tomates, cenouras e hortaliças.

A equipe de fiscalização, composta por cinco agentes, foi coordenada pelo gerente de Fiscalização do Crea-PB e pelo assessor técnico, Antônio César e Raimundo Nonato. “A fiscalização nos municípios aconteceu em diversas modalidades, tendo em vista que foi feito previamente um levantamento das atividades específicas locais do Campo Tecnológico feito pela nossa equipe”, explicou Antônio César.

Recomendações

Os fiscais do Crea-PB orientaram que os empreendimentos em funcionamento possam ter um profissional habilitado para acompanhar os serviços da Engenharia e Agronomia, e ainda registrem essas empresas junto ao Conselho.

O gerente de Fiscalização do Crea-PB destacou que “no caso da aplicação dos agrotóxicos, foi explicado que não é proibido seu uso, desde que haja um acompanhamento de um engenheiro agrônomo, engenheiro florestal ou técnico agrícola e/ou agropecuária que possa prescrever mediante seus receituários agronômicos acompanhados da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica)”.

Nos postos de combustíveis foram verificados os seguintes serviços: manutenção das bombas de combustíveis (gasolina, gás natural, etanol e diesel), teste de estanqueidade, segurança eletrônica, entre outros.

Dani Rabelo (Ascom/Crea-PB)