Engenheiro cria cordel para comemorar 50 anos do Crea-PB

Lucas Queiroga em ambiente de trabalho (Arquivo Pessoal)

Frequentemente, diz-se que engenheiros têm muita habilidade com números e pouca com as palavras. O engenheiro ambiental Lucas Queiroga prova que isso nem sempre é verdade. O profissional, de 27 anos, criou um cordel em comemoração aos 50 anos celebrados pelo Crea-PB neste ano. Manifestação literária tradicional da cultura popular nordestina, o cordel foi recitado por Lucas em um vídeo de 1m40s, divulgado nas redes sociais do Crea (veja o vídeo aqui).

No ano em que completa 5 décadas de serviço aos profissionais e à sociedade paraibana, o Regional convidou o engenheiro ambiental para traduzir em palavras, da maneira mais regional possível, a trajetória do Conselho Profissional. Com uma linguagem leve e tipicamente nordestina, o profissional parabeniza o Crea-PB e lembra sua história e atuação.

Natural de João Pessoa, Lucas Queiroga formou-se em Engenharia Ambiental pela Faculdade Potiguar da Paraíba (FPB), em 2013, e logo abriu uma empresa de consultoria com dois amigos. Hoje, trabalha autonomamente e divide o tempo entre projetos, consultorias e rimas e versos. Ele lembra que sempre foi bom em matemática, por isso buscou uma área da Engenharia, mas admite que a veia artística esteve presente nos seus pensamentos por muito tempo. “Foi algo que eu explorei um pouco tarde. Nunca é tarde, mas eu bem que poderia ter feito antes”, confessa ao contar que só recentemente passou a levar a sério e colocar no papel os cordéis, rimas e paródias de sua autoria. “Hoje, eu faço teatro, e quero ficar no meio da arte, no meio musical. Eu venho despertando, aflorando e explorando esse caminho”, revela.

Vídeo fala sobre atuação do Crea-PB

Lucas diz que viu no vídeo uma oportunidade desafiadora. “Foi realmente um desafio escrever a respeito. Gostei muito do convite e da possibilidade de ser visto, de sentir o feedback das pessoas, se isso de alguma forma as contagiou”. Sobre o convite, afirma ter ficado surpreso. “Aproveito para agradecer a confiança, por eu ter recebido de maneira inesperada essas responsabilidade de um órgão tão importante. Foi uma coisa grandiosa”.

Além de ser divulgado através das redes sociais do Crea-PB, o vídeo de Lucas Queiroga também será apresentado durante alguns dos eventos em comemoração aos 50 anos do Conselho, dentre eles, a 75ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia, que ocorrerá em Maceió-AL, de 20 a 24 de agosto. No estande do Conselho no evento, será possível conferir o vídeo na íntegra, além de outros materiais comemorativos produzidos pelo Regional.

História

Antes denominado Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, o CREA da 16ª região foi criado em 1967, com sede em João Pessoa e jurisdição nos Estados da Paraíba e Rio Grande do Norte (Resolução nº 165, de 27 de outubro de 1967). Em 23 de março de 1968 passou a atender exclusivamente o Estado da Paraíba e, em 1972, adquiriu sua sede própria no endereço que até hoje está localizado, na Av. Dom Pedro I, centro da capital paraibana. No final de 2011, com a saída dos arquitetos para a criação do seu próprio Conselho profissional, passou a constituir-se como Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado da Paraíba. Ao longo de sua história, o CREA-PB contou com 12 presidentes e, a partir de 2018, passou a ser presidido pelo engenheiro civil Antonio Carlos de Aragão.

*Grazielle Uchôa/Assessoria de Comunicação Crea-PB