Entidades debatem a iluminação pública nas cidades paraibanas

Na última quinta-feira, 28, a iluminação pública nas cidades paraibanas foi tema de um encontro entre os membros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB), da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas da Paraíba (ABEE-PB), e da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB).

Na reunião ficou confirmada a importãncia da participação da ABEE para auxiliar as prefeituras sobre a gestão da Iluminação Pública (IP) recém transferidos, e para isso, a associação e a Funetec-PB irão construir os seguintes documentos: documento para o Suporte Jurídico; Modelo de Gestão Operacional; e Suporte de Logística e fundamentação tecnológica.

Também caberá a ABEE-PB a distribuição das informações enviadas para a Federação das Associações de Municípios da Paraiba (Famup), assim como questionar a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) sobre a estrutura legal que amparou a transferência dos equipamentos, e quais as obrigações que as prefeituras terão para a prestação de contas em função das contribuições recebidas.

Ainda sobre esse assunto, ficou agendado para o dia 10 de junho, às 9h, nas dependências da Funetec-PB a apresentação preliminar do “Documento para o Suporte Jurídico” para ser discutido e aprimorado. Simultaneamente, os membros da ABEE-PB irão elaborar minutas sobre a gestão que serão apresentados na reunião do dis 11 de junho, que terá caráter extraordinário da ABEE-PB para o início da construção do “Modelo de Gestão Operacional”.

Estiveram presentes na reunião, Anselmo Castilho (Superintendente da Funetec-PB), Luiz Carlos (Crea-PB e ABEE/PB), Antônio Dália (ABEE/PB), Edson Carvalho (ABEE/PB) e João De Deus (ABEE/PB).

Dani Rabelo (Ascom/Crea-PB)