Estudo identifica empresas com potencial para inovar

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) desenvolveu um estudo para auxiliar a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) a identificar as empresas com maior potencial para inovar. O documento também ajudará a diminuir o prazo de análises de pedidos de financiamentos, uma vez que a espera de propostas recebidas chega a durar cerca de 400 dias.

A iniciativa vem de acordo com o projeto Finep 30, que pretende diminuir essa espera para no máximo 30 dias. O documento foi apresentado ao presidente da Finep, Glauco Arbix, na quarta-feira (10), durante o seminário “Tecnologias Sociais e o novo programa Inova Empresa”, realizado na sede do Ipea, em Brasília (DF).

O objetivo do documento elaborado pelo Ipea é propor um método de atribuição de um rating de inovação para empresas e projetos com base em indicadores de natureza quantitativa. Os ratings propostos são obtidos a partir de indicadores compostos de inovação que, por sua vez, são calculados com base em fatores associados, ao porte das empresas, à magnitude dos projetos, aos esforços empreendidos para inovar e aos resultados alcançados ou pretendidos com esses esforços.

A diretora de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura do Ipea, Fernanda de Negri, apresentou o documento e explicou a metodologia utilizada. Segundo ela, o rating em questão analisa cinco dimensões: econômica (receita líquida de vendas e pessoal ocupado), setorial (intensidade tecnológica do setor, intensidade e P&D do setor), gastos em atividades de inovação (investimentos em P&D contínuo e ocasional), recursos humanos alocados em atividades de inovação (pessoal ocupado em P&D) e resultados das atividades de inovação (percentual de receita proveniente de produtos novos, inovação de produtos e processos).

O presidente da Finep, Glauco Arbix, ressaltou que a contribuição do Ipea é fundamental para sucesso do programa Finep 30. “Esses indicadores têm impactos que nos ajudam a melhorar o nosso atendimento, a nossa eficiência e a qualidade do que fazemos, de uma maneira consistente”, afirmou.

Além dos indicadores de rating de trajetória de inovação da empresa elaborado pelo Ipea, a Finep utilizará outros dois ratings o de crédito e o rating de projeto tecnológico. Ao todo serão 86 indicadores que auxiliarão a Finep tanto na diminuição do prazo de análise das propostas, quanto na escolha das empresas com maior potencial de investimento em inovação com menos riscos.

(Agência Gestão CT&I com informações do Ipea)

Fonte: Gestão C&T on line