Ouvidoria

Fórum Inovar e Construir tem início nesta quarta; CREA apoia o evento

Nesta quarta e quinta-feira (7 e 8 de outubro), o Sinduscon-JP promove o Fórum “INOVAR E CONSTRUIR: SOLUÇÕES INTELIGENTES PARA O CENÁRIO ATUAL”. O evento apresenta as discussões acerca das atuais soluções de construção que minimizam os impactos socioambientais, reduzem custos no processo construtivo e proporcionam visibilidade às empresas.

O CREA-PB é um dos apoiadores do evento, que ocorrerá no Centro Cultural Ariano Suassuna, no prédio do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A presidente do Conselho, Giucélia Figueiredo, elogiou a iniciativa. “Diante da conjuntura atual do nosso estado e país, fóruns de debate que tragam questionamentos e soluções capazes de incitar processos eficientes e inovadores na cadeia produtiva da construção paraibana são mais que bem vindos. O CREA-PB faz questão de fazer-se presente em eventos desta natureza”

Inédito na Paraíba, o Fórum tem como público alvo os construtores, incorporadores, empresários, economistas, engenheiros, arquitetos, imobiliárias, estudantes e público em geral.

De acordo com o Sinduscon, o evento terá carga horária de 12 horas e será realizado em formato TEDx, com a apresentação de conteú­dos de maneira concisa, acessível e com maior interação com a assistência.

Um dos palestrantes é o engenheiro e ex-deputado Carlos Batinga, especialista em engenharia de tráfego. O tema de sua palestra está relacionado a esta área de conhecimento: Mobilidade Urbana. Batinga foi um dos homenageados do sistema CONFEA/CREA na última edição da Semana Oficial de Engenharia e Agronomia, maior evento da categoria no país. Representando a Paraíba, o engenheiro recebeu a Medalha do Mérito das mãos da presidente do CREA-PB.

Batinga apresentará algumas considerações a respeito das obras executadas e das últimas modificações de tráfego realizadas na capital paraibana, todas com o intuito de facilitar o trânsito de veículos. O engenheiro deverá levantar questionamentos sobre o modelo de mobilidade urbana que vem recebendo investimentos em João Pessoa e apresentar soluções eficientes em municípios com menos de um milhão de habitantes, como a utilização de BRTs e BRS, cujo custo é mais baixo que o trem subterrâneo e a implantação é mais rápida.

CLIQUE AQUI PARA VER A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

As inscrições online para o Fórum Inovar e Construir já estão encerradas, mas é possível inscrever-se presencialmente na sede do Sinduscon-JP ou no local do evento a partir desta quarta às 15h. Veja todos os temas e palestrantes:

Temas e palestrantes

O Cenário Político para a Construção Civil – José Carlos Martins, Presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção;

Perspectivas para a Construção Civil a Curto e Médio Prazos – Celso Petrucci, Economista do Secovi-SP;

Iluminação em Tempos de Crise Energética – Antonio Carlos Mingroni, Engenheiro, Arquiteto e Membro da ABNT;

Eficiência: Solução para o bom uso da energia – Raymundo Moniz de Aragão, Engenheiro Mecânico com Pós-Graduação em Eficiência Energética;

Conceito de Edifício Inteligente – Gustavo Luna, Arquiteto e professor da UNB;

Automação: A tecnologia incorporada – Rodrigo de Agra Brito, Engenheiro Eletricista;

Produtividade: Fazer mais com menos – Nelma Miriam Araújo, Engenheira Civil;

Como elevar a produtividade na construção civil – Alana Rodrigues, Engenheira Civil especialista em construção seca;

A nova relação com a água – João Azevedo, Engenheiro Civil e Secretário de Infra Estrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba;

Fachada Ventilada: Uma solução sustentável – Rosana Yoshida, Arquiteta com Pós-Graduação em Arquitetura Bioclimática;

Mobilidade Humana – Carlos Batinga, Engenheiro Civil especialista em Engenharia de Tráfego;

A interação com o entorno – Aída Pontes, Arquiteta com Pós-Graduação em Engenharia Urbana.

 

 

Minerva CREA - Atencimento Online

Atendimento Online