Homenagem a engenheira Alméria Carniato é celebrada em reunião plenária do Crea-PB

A engenheira Alméria Carniato foi homenageada durante o 12º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge), que aconteceu no Rio de Janeiro entre 9 e 11 de setembro. A conquista foi celebrada pelos colegas conselheiros na reunião plenária do Crea-PB, que ocorreu na noite dessa segunda-feira (13), sob direção do presidente em exercício do Crea-PB, Francisco Xavier Bandeira Ventura.

Primeira mulher presidente do Sindicato dos Engenheiros da Paraíba (Senge-PB), Alméria arriscou sua vida ao acampar com os Sem Terra em praça pública de João Pessoa. Como conselheira, articulou e elegeu chapa alternativa à diretoria do Crea-PB. Como membro do conselho deliberativo e diretora, lutou pela inclusão da discussão das políticas de gênero e pela implantação da Diretoria da Mulher e do Coletivo de Mulheres da Fisenge.

“Merece muito mais do que uma homenagem, a nossa amiga paraibana Alméria Carniato, porque muito mais que engenheira, ela é ativista, militante dos movimentos sociais, feminista, tudo isso feito com bondade, generosidade, simplicidade e comportamento irrepreensível”, diz o presidente da Fisenge, Roberto Freire, durante vídeo de homenagem exibido no Consenge.

“Receber essa homenagem foi uma profunda emoção sobretudo porque representou mais um passo na direção da luta pela igualdade de oportunidades e equidade de gênero, cuja trajetória apresenta um longo caminho a percorrer. Representou a importância do reconhecimento de que a luta dos Direitos Humanos das mulheres sai da invisibilidade histórica e hoje está pautada na agenda política de entidades de classe, como a Fisenge, e de seus sindicatos de engenheiros filiados”, disse Alméria.

Além dela, a engenheira agrônoma Giucélia Figueiredo, primeira mulher a ocupar um cargo de diretoria na Mútua Nacional, também foi homenageada durante o 12º Consenge. Com um longo currículo na área da agronomia, Giucélia participou de diversas funções governamentais para o desenvolvimento do setor e, também, para a igualdade de direitos entre mulheres e homens na engenharia.

Foi a primeira mulher a dirigir o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na Paraíba e a Coordenadoria Nacional das Superintendências Federais de Agricultura do Ministério da Agricultura.

Foto: Fisenge