Livro Investigação Geológico-Geotécnicas – Guia de Boas Práticas já está disponível para aquisição

A Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (ABGE), a Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo) e a Associação Profissional Sul-Brasileira de Geólogos (APSG), lançaram no dia 30 de setembro, em live, o livro “Investigação Geológico-Geotécnicas – Guia de Boas Práticas”, com 1.500 exemplares impressos, que serão distribuídos gratuitamente para os associados da ABGE ou comprados por profissionais do setor. O livro teve o apoio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e patrocinadores.

Delfino Gambetti, presidente da ABGE, agradeceu os autores e comemorou o lançamento do livro “essa parceria está trazendo muitos benefícios para a ABGE, para os associados e para toda a Geologia de Engenharia e Meio Ambiente, pois está permitindo a disseminação de conhecimento dentro da nossa área de atuação”.

O livro é composto pelos seguintes temas: Manual de sondagens; Ensaios de Permeabilidade em Solos; Ensaios de Perda D’água; Diretrizes para Descrição de Sondagens; Investigação Geológico-Geotécnicas para Obras de Infraestrutura; Geofísica Aplicada e Apêndice, que traz como novidade o acesso via QR Code a trabalhos de mestrados e doutorados de pesquisadores de mais de 15 universidades, dando a possibilidade dos leitores acessarem as pesquisas com apenas um clique.

Fábio Reis, presidente da Febrageo, ressaltou a importância da colaboração em rede e agradeceu a parceria com a ABGE e o Confea: “a publicação de livros como esse tem uma grande relevância para a sociedade brasileira e para a sociedade técnica e científica, para dar segurança para nossas obras, no sentido de melhorar a qualificação técnica dos profissionais através de conteúdos de altíssima qualidade”.

Além de resgatar e atualizar conceitos e metodologias consagradas no meio profissional com as melhores práticas de investigações do meio natural e antrópico, para fins de estudo, projeto, construção, operação/manutenção e descomissionamento de obras de engenharia, o guia aborda o uso de tecnologias digitais, principalmente para as sondagens mecânicas e ensaios de campo e laboratório.

Também participou da live, Gabriel Pastl, presidente da APSG, que destacou a importância do livro para seguir algumas metodologias na área de engenharia para a construção de obras civis e ambientais.

Representando o presidente do Confea, Joel Krüger, a conselheira federal Marjorie Nolasco parabenizou os envolvidos pelo lançamento e ressaltou que o livro tem muitas informações da importância do setor geológico, ambiental e da ciência, mostrando caminhos para o desenvolvimento dessas áreas.

Para os não associados, o livro pode ser comprado através do site https://www.abge.org.br/ ou por solicitação via e-mail: secretaria@abge.org.br.