Microrregional de Patos debate recursos naturais

Patos recebeu, nesta quarta-feira (3), evento preparatório que antecede o 10º CEP. A utilização e aproveitamento dos recursos naturais foram o tema central do encontro, que aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Patos.

O presidente do Crea-PB, Antonio Carlos de Aragão, realizou a abertura do microrregional. Em sua fala, além de falar sobre o Congresso, o engenheiro civil se comprometeu a trabalhar para captar recursos para a construção de uma sede própria do Conselho em Patos. “Nós já conseguimos os recursos e estamos finalizando o processo para dar início às obras das inspetorias de Itaporanga e Pombal. O próximo passo será dar a Patos uma inspetoria digna dos seus profissionais”, disse.

A coordenadora do 10º CEP-PB, Carmem Eleonôra Amorim, falou, em seguida, sobre os trabalhos do Congresso e sobre a escolha da cidade para receber o microrregional. “Patos é a terra do sol, a morada do sol, por isso a escolhemos para discutir os recursos naturais e as energias renováveis”, justificou.

Também estiveram presentes na mesa de abertura o anfitrião, presidente da seccional da OAB em Patos, Fred Igor Gomes, o diretor financeiro da Mútua-PB, José Humberto de Albuquerque, e o inspetor chefe de Patos, Antônio Alves de Lima Júnior.

O engenheiro eletricista, doutor em Energia pela USP, Robson Barbosa, deu início aos trabalhos do evento com uma palestra que tratou sobre energia, meio ambiente e sustentabilidade. Ao mencionar que toda  forma de geração energética produz algum tipo de impacto, Robson falou sobre as relações de causa e efeito entre o uso de energia e os danos ao meio ambiente, mas ressaltou: “Energia é fundamental para o desenvolvimento econômico”.

Logo após a palestra, seguiu-se uma Mesa Redonda, composta pelos engenheiros Martinho Nobre, presidente da ABEE-PB, Luiz Carlos de Oliveira, presidente do Conselho de Consumidores da Energisa, e  André Brayner e Victor Lopes, técnicos da empresa Rio Alto. Sob perspectivas diferentes, eles levantaram o papel da Engenharia e da Agronomia em relação aos recursos naturais.

Na próxima sexta-feira (5), Guarabira receberá o últimos dos encontros microrregionais do 10ºCEP-PB. Na cidade, será discutida, no auditório da inspetoria do Crea, a infraestrutura da Paraíba sob os pontos de vista técnico e da governança da política. O deputado Estadual Raniery Paulino e o secretário de Estado Deusdete Queiroga serão painelistas do tema, Já os engenheiros Hugo Barbosa e José Geraldo Baracuhy abordarão a infraestrutura e o papel da Engenharia e da Agronomia  na sustentabilidade. A abertura será às 9h.

Grazielle Uchôa/Assessoria de Comunicação