MP e Crea-PB reforçam parcerias em comissões e ações de orientação

O coordenador do Núcleo de Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor) e do Núcleo de Políticas Públicas (NPP) do Ministério Público da Paraíba, procurador Valberto Lira, se reuniu, no último dia 11, com o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PB), Eng. Civil, Hugo Paiva, na sede da entidade, para reforçar a parceria interinstitucional. A reunião foi acompanhada por técnicos do Crea-PB.

Na ocasião, foram discutidas ações conjuntas que são realizadas pelo MPPB e pelo Crea-PB, especialmente na Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios e no Comitê Permanente de Monitoramento das Instituições de Longa Permanência.

O procurador Valberto Lira destacou a importância da participação do Crea que garante o conhecimento técnico necessário na análise da situação estrutural dos estádios paraibanos e das entidades que abrigam idosos. “Sozinhos não conseguimos alcançar êxito nas nossas ações. Por isso, as parcerias com órgãos e entidades como o Crea-PB são fundamentais”, disse Valberto Lira, agradecendo a abertura e disponibilidade do presidente do conselho para com o Ministério Público.

O presidente do Crea-PB, Eng. Civil Hugo Paiva, ressaltou a relevância da cooperação entre os dois órgãos. “A parceria do Crea-PB com o Ministério Público é de fundamental importância. Hoje foram debatidos temas importantes, como as ações da sociedade que possuem, arcabouço de engenharia. Pretendemos realizar um trabalho de orientação aos municípios e empresas para que sigam normas técnicas e tenham os profissionais necessários ao acompanhamento técnico especializado, evitando os sinistros que temos verificado. Estamos de portas abertas para, de forma orientativa, ajudar a termos uma sociedade melhor”, informou.

Ainda na reunião, foram discutidas a realização de ações pedagógicas, a exemplo de uma cartilha com orientações para gestores públicos quanto à construção de estádios e ginásios dentro das normas técnicas. Também foi reforçado pelo representante do MPPB a retomada dos trabalhos do Grupo de Trabalho Interinstitucional para a Municipalização do Trânsito.

Comissões

A Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios é coordenada pelo MPPB e integrada, além do Crea-PB, pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Já o Comitê Permanente de Monitoramento das Instituições de Longa Permanência é coordenado pelo MPPB e integrado pelos Conselhos Regionais de Fisioterapia (Crefito-1), Enfermagem (Coren-PB), Farmácia (CRF-PB), Engenharia e Agronomia (Crea-PB), Medicina (CRM-PB), Nutrição (CRN-6), Psicologia (CRP-13), Corpo de Bombeiros Militar, Conselho Estadual da Assistência Social (CEAS), Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEDPI) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH).