Mútua apoia a participação da delegação paraibana na 76ª Soea

Convênio firmado entre a Caixa de Assistência e os Conselhos também auxiliou a realização dos Congressos Estaduais

A capital do Tocantins será a sede da 76ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea), de 16 a 19 de setembro. A expectativa é de que Palmas receba um público de cerca de 3500 pessoas para o evento. O 10º Congresso Nacional de Profissionais (CNP) acontece de 19 a 21 no mesmo local da Soea – Centro de Convenções Arnaud Rodrigues.

Juntos, os eventos são assinados pelo Sistema Confea/Crea e Mútua e representam os principais espaços para debates e discussões referentes às categorias profissionais abrangidas pelos Conselhos. A participação expressiva dos profissionais é fundamental e possibilita maior grau de interação e reflexão acerca dos temas pautados.

Com foco na qualificação e valorização dos profissionais e no fortalecimento do Sistema, a Mútua apoia as delegações dos Creas com o custeio da participação de profissionais na Soea. Todos os anos são firmados convênios específicos para que um número significativo de profissionais de todos os estados esteja presente, tendo a Mútua como retorno dos Creas a intensificação de sua divulgação junto aos profissionais.

Para o presidente do Crea-PB, Antonio Carlos de Aragão, a parceria com a Caixa de Assistência é fundamental. “Ano após ano, temos recorrido ao apoio da Mútua para possibilitar o envio de uma delegação expressiva, qualificada e comprometida com os interesses do sistema. A parceria entre o Crea da Paraíba e a Mútua tem sido importante sob todos os aspectos”, comentou o presidente.

CEPs e CNP

A cada três ano, a Soea é encerrada e o Sistema abre o Congresso Nacional de Profissionais, visando relacionar as principais propostas de ação da área tecnológica. Na metodologia de organização do CNP, os Creas ficam responsáveis pela realização de etapas locais por todo o estado, quando colhem propostas que depois são condensadas nos Congressos Estaduais de Profissionais (CEPs), nas capitais. Este ano, os Congressos nos estados ocorreram entre o final de maio e o início de agosto. As propostas das 27 unidades federativas passaram, então, pela etapa de sistematização, realizada pelo Confea nos dias 8 e 9 de agosto, em Brasília. O trabalho será concluído pelas delegações estaduais no CNP, onde ocorre a votação final.

Mais uma vez a Mútua assume papel importante nesse contexto, também repassando recursos aos Creas para a organização das etapas preparatórias e dos próprios CEPs.  Para o presidente da Mútua, eng. civil Paulo Guimarães, esse é um momento para estreitar ainda mais a relação com os Creas, reafirmando o total apoio da Mútua às ações do Sistema. “Os Creas sempre contam com esse suporte da Mútua e a Diretoria Executiva é sensível a este pleito e entende a importância dos convênios para todo o Sistema e para os profissionais”, afirma.