Atendimento: presencial das 8h às 16h

Ouvidoria

No Dia Nacional da Ética, IFPB e Unipê recebem eventos do Crea-PB

A Semana de Ética teve início no IFPB

Nesta quinta-feira (2), dia em que comemora-se o Dia Nacional da Ética, o Crea-PB promove, em três instituições de ensino da capital, a Semana Paraibana de Ética. A segunda edição do evento, reúne estudantes e profissionais da área tecnológica para debater a cultura ética e os mecanismos de controle e fiscalização no serviço público e nas atividades profissionais da Engenharia. Para tratar do assunto, o Regional convidou a engenheira civil Flávia Roxin Bretas, conselheira regional do Crea-MG e coordenadora nacional das Comissões de Ética do sistema Confea/Creas.

 

Durante a manhã, o IFPB foi a instituição de ensino que recebeu o primeiros dos três eventos planejados. O presidente do Crea-PB, Antonio Carlos de Aragão, fez a abertura. Ele destacou a importância do debate em torno da ética pessoal e profissional. “Esse tema deve ser tratado desde os primeiros anos de formação e ao longos de todos os anos de trabalho. É um assunto que não perde a sua atualidade e, mais que isso, a sua necessidade”, disse o presidente.

Logo após, a engenheira Flávia Bretas deu início à palestra. Ela levou aos estudantes e profissionais uma exposição sintética sobre a estrutura e funcionamento do sistema Confea/Creas e Mútua, abordou ainda a ética profissional, discutindo o que a sociedade e o mercado esperam do profissional da Engenharia. “O grande desafio do profissional é a atuação nos limites dos princípios éticos e de responsabilidade social, buscando em cada ação a excelência”, afirmou.

À tarde, foi a vez do auditório do Unipê receber a Semana Paraibana de Ética. Na ocasião, Flávia Bretas destacou artigos importantes do Código de Ética Confea/Crea, trouxe exemplos de infrações éticas e suas penalidades e interagiu, tirando dúvidas de professores e estudantes de Engenharia.

Debate no Unipê

O coordenador da Comissão de Ética do Crea-PB, Francisco Ventura, agradeceu a presença da palestrante e colocou a Comisisão do Regional à disposição de todos. Ele ainda lembrou que, através do site, redes sociais e do aplicativo do Conselho para dispositivos móveis é possível acompanhar a atuação do Crea em todo estado em relação à temática do evento e outras diversas.

A Semana Paraibana de Ética terá seu encerramento amanhã (3), a partir das 9h, na Faculdade Maurício de Nassau.

 

Grazielle Uchôa/ Assessoria de Comunicação do Crea-PB

 

 

 

Minerva CREA - Atencimento Online

Atendimento Online