No interior, debate sobre cidadania e controle de obras públicas é destaque na Semana Paraibana de Ética

Foram três dias de intensas discussões sobre as raízes da corrupção, a ética profissional e cidadã e os mecanismos de controle dos serviços públicos, em especial, da Engenharia. Depois de João Pessoa receber, nesta quarta-feira (2), três eventos da Semana Paraibana de Ética, foi a vez de levar o debate para o interior do Estado.

Em Areia, na quinta-feira (3), os estudantes do Centro de Agronomia da UFPB participaram do evento, abrilhantado pelas palestras do chefe de Gabinete do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o agrônomo Luiz Antonio Rossafa, e pelo deputado estadual e presidente da Fundação Ulysses Guimarães, Raniery Paulino. Enquanto o primeiro enfatizou os compromissos do Engenheiro frente à sociedade, o segundo abordou aspectos da ética no cotidiano do brasileiro.

A coordenadora da Comissão de Ética do Crea-PB, Carmem Eleonôra Amorim Soares, relembrou o histórico do Dia Nacional da Ética, promulgado após a aprovação da Lei da Ficha Limpa, marco da participação popular contra os crimes de corrupção. O estudante de Agronomia, Manoel de Albuquerque, diretor do Centro Acadêmico, agradeceu a iniciativa do Crea em descentralizar os debates. “É importante para nós, estudantes, termos contato desde agora com nosso conselho profissional”, comentou durante a abertura.

Patos foi a cidade que encerrou a Semana Paraibana de Ética. Durante a abertura, o presidente do Crea-PB, Antonio Carlos de Aragão, ressaltou a importância da cidade e dos profissionais da área tecnológica que lá atuam para o desenvolvimento do sertão paraibano. “Com isso, não poderíamos deixar de contemplar a cidade com esse evento”, disse o engenheiro.

A programação contou com a exposição do próprio presidente do Conselho, que falou sobre a ética profissional em seu sentido amplo, e com um painel sobre as parcerias como instrumento de melhorias no controle nas obras públicas, que teve exposições da chefe da Inspetoria do Crea na cidade, Sineide Lacerda, e do procurador Tiago Misael Martins, do Ministério Público Federal.

CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS FOTOS DA SEMANA PARAIBANA DE ÉTICA

*Ascom Crea-PB