Novos conselheiros recebem treinamento sobre sua função no sistema Confea/Crea

WhatsApp Image 2017-03-06 at 10.37.17 Todos os anos, um terço do Plenário do Crea-PB é renovado com a entrada de novos conselheiros representantes das entidades de classe e instituições de ensino da Engenharia paraibana. Para conhecerem melhor o funcionamento do sistema Confea/Crea, a importância da sua atuação e procedimentos como a gestão documental, os conselheiros que assumem mandato no Regional pela primeira vez ou retornam depois algum tempo afastado recebem, nesta segunda (6) e terça-feira (7), treinamento com servidores do Crea e do Confea.

O evento, que acontece na sede do Crea-PB, em João Pessoa, foi aberto ontem pela presidente Giucélia Figueiredo, que aproveitou a oportunidade para apresentar aos novos membros do Plenário os componentes da estrutura administrativa do Conselho, formada por assessores, gerentes e sub-gerentes.IMG_7572

Em seguida, o servidor do Confea, eng. agr. Edgard Bacelar foi o responsável por uma apresentação abrangente sobre o funcionamento do sistema e o papel do Conselheiro. Ele destacou o fato dos conselheiros serem o elo que vincula o sistema Confea/Crea e Mútua às entidades de classe, instituições de ensino e, ao mesmo tempo, serem os responsáveis por trazer para a autarquia as questões que envolvem a engenharia e a sociedade, como as problemáticas do meio ambiente, acessibilidade, ética, etc. “O Conselheiro é ainda um operador do sistema Confea/Crea baseado nos seus conhecimentos técnicos e na legislação profissional”, afirmou o engenheiro.

WhatsApp Image 2017-03-06 at 10.37.18
Servidor do Confea, Edgard Bacelar, falou sobre o papel do Conselheiro no sistema Confea/Crea e Mútua

A gestão documental e processual e os modelos de pareceres e principais documentos que serão utilizados pelos conselheiros foram apresentados, em um primeiro momento, por Edgard Bacelar e, logo após, pelo superintendente do Crea-PB, Antônio Carlos Aragão.

O Regimento Interno e o papel da Ouvidoria também foram apresentados pelo Assessor Jurídico do Conselho, Jardon Maia e pela Ouvidora, Alméria Carniato, respectivamente.

A programação segue até o fim da manhã desta terça-feira (7), com a apresentação do Sistema Corporativo online do Crea, o Sitac.