Palestra sobre violência doméstica marca Plenária de março

Nesta segunda-feira (12), a reunião Plenária do Crea-PB, além da apreciação de processos, foi marcada pela participação da delegada Maísa Félix de Araújo, coordenadora das Delegacias Especializadas da Mulher na Paraíba (Cordean Estadual), que abordou o tema “Violência Doméstica”. A palestra proferida aos conselheiros e servidores faz parte da programação do Conselho em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado na última quinta-feira, 8 de março.

A reunião, que acontece mensalmente na sede do Crea-PB, em João Pessoa, foi aberta pelo presidente do Regional, Antonio Carlos de Aragão, que coordenou os trabalhos da sessão. Em seguida, as delegadas Maísa Félix e Renata Matias falaram sobre os casos de violência contra a mulher na Paraíba e as ferramentas utilizadas para proteção das vítimas, como o SOS Mulher e o programa “Paraíba unida pela paz”.

Maísa falou sobre a importância das lutas feministas para que as mulheres conquistassem direitos, lembrou da coragem da farmacêutica Maria da Penha e destacou como a Lei que empresta o seu nome trouxe maiores possibilidades de ajudar tanto as mulheres, como os agressores. A delegada ressaltou a importância da denúncia nos casos de violência doméstica, através do 197, Disque Denúncia da Polícia Civil. “Não é mais possível pensar que essa violência é um segredo de família, um assunto só deles. Assuntos de família são outras coisas. A violência é um problema de todos nós”, frisou.

Ao final do evento, o presidente Aragão entregou à delegada Maísa um certificado de reconhecimento do Crea-PB pela trabalho realizado pela Cordean Estadual. As delegadas presentes, as conselheiras e servidoras do Conselho também receberam rosas. “Este é apenas um símbolo da nossa admiração a essas mulheres, que têm lutado por uma sociedade melhor para homens e mulheres”, disse Aragão.