Paraíba se Prepara para sediar a Solenidade de Comemoração dos 55 anos do Crea-PB e 90 anos do CONFEA

O evento terá uma programação de dois dias que incluem visitas a um laboratório e usina fotovoltaica da UFPB, e uma Sessão Solene conjunta entre a Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal de João Pessoa

A Paraíba se prepara para sediar um evento marcante para os profissionais que integram o Sistema Confea/Crea e Mútua. Nos próximos dias 13 e 14 de novembro, o estado será o palco da solenidade de comemoração dos 55 anos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB) e dos 90 anos do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA). A celebração ocorrerá na cidade de João Pessoa e pretende reunir profissionais, autoridades, entidades de classe, conselheiros, servidores e convidados.

Este evento especial é uma oportunidade para celebrar as conquistas, o compromisso e a excelência das instituições que desempenham um papel primordial na regulação, fiscalização e promoção das áreas técnicas da engenharia, agronomia e geociências. O Crea e o CONFEA têm sido fundamentais na garantia da qualidade e segurança das obras e serviços prestados pelos profissionais dessas áreas em todo o território nacional.

A presidente em exercício do Crea-PB, Engª Civ. Carmem Eleonôra Amorim Soares, falou da expectativa para o evento e ressaltou a importância desta celebração. “Estamos honrados em sediar essa solenidade que marca o aniversário de nossas instituições. É uma oportunidade para refletirmos sobre as conquistas e desafios do passado, bem como para traçarmos um caminho de inovação e excelência para o futuro. Os 55 anos do Crea-PB e os 90 anos do CONFEA representam uma longa jornada de compromisso com a sociedade, segurança, e desenvolvimento técnico-científico”, ressaltou.

A programação do evento incluirá visitas ao Laboratório do Centro de Energias Alternativas e Renováveis da Universidade Federal da Paraíba e à usina fotovoltaica do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) a serem realizadas no dia 13 de novembro pela manhã e às 17h, na sede do Crea-PB, ocorrerá o Diálogos do Crea com o tema “A Importância dos Ex-Presidentes do Confea e do Crea-PB na Definição de Políticas Públicas e Profissionais Nacional e Estadual”.

No dia 14, será realizada uma Sessão Solene Conjunta da Assembleia Legislativa da Paraíba e Câmara Municipal de Vereadores de João Pessoa para comemorar os 90 anos do Confea e 55 anos do Crea-PB e Votos de Aplausos de autoria do Deputado Estadual Adriano Galdino e do Vereador Emano Santos respectivamente.

O Confea estará presente representado pelo presidente em exercício Engº Eletric. Evânio Ramos Nicoleit que comentou sobre a comemoração conjunta.

“A celebração dos 55 anos do Cre-PB e dos 90 anos do CONFEA na Paraíba é um marco importante que reforça o compromisso dessas instituições com a promoção da qualidade, inovação e segurança nas atividades ligadas à engenharia, agronomia e geociências. O evento promete ser uma oportunidade única para reflexão e celebração de um legado de contribuição para o desenvolvimento do país”.

A solenidade de comemoração será aberta ao público e espera-se uma participação expressiva de profissionais e convidados.

“O legado das instituições perdura e este evento é uma celebração da trajetória e do compromisso contínuo com a excelência nas áreas da engenharia, agronomia e geociências”, finalizou a presidente em exercício, Engª Civ. Carmem Eleônora Amorim.

Histórico Confea e Crea-PB

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea, instituído juntamente com os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia pelo Decreto nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933, é a instância superior da fiscalização do exercício das profissões inseridas no Sistema Confea/Crea.

Trata-se de entidade autárquica dotada de personalidade jurídica de direito público, que constitui serviço público federal, com sede e foro na cidade de Brasília-DF e jurisdição em todo o território nacional.

Quando da Criação do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – Confea, existia 15 (quinze) regiões e a Paraíba fazia parte da 2ª Região.

Em 1967 foi criado o CREA da 16ª Região, com sede em João Pessoa e jurisdição nos Estados da Paraíba e Rio Grande do Norte (Resolução nº 165, de 27 de outubro de 1967).

Em 23 de março de 1968 passou a atender exclusivamente o Estado da Paraíba e, em 1972, adquiriu sua sede própria no endereço que até hoje está localizado, na Av. Dom Pedro I, centro da capital paraibana.

No final de 2011, com a saída dos arquitetos para a criação do seu próprio Conselho profissional, passou a constituir-se como Conselho de Engenharia e Agronomia do Estado da Paraíba;