Paraíba tem maior número de trabalhos apresentados no Contecc 2018

Anualmente, o sistema Confea/Crea promove, juntamente com a Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (SOEA), o Contecc – Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia. Em 2018, o eventos ocorrerão em Maceió-AL, de 21 a 24 de agosto. Em sua quinta edição, o Congresso  divulga trabalhos técnicos científicos desenvolvidos nas mais diversas instituições brasileiras e a Paraíba se destaca como a campeã em número de trabalhos apresentados ao Contecc, superando o estado anfitrião.

Neste ano, dos 769 trabalhos aceitos, foram 157 de estudantes ou profissionais paraibanos. Logo em seguida, está Alagoas, que teve 83 trabalhos. Desde o primeiro Contecc, criado em 2014, a Paraíba figura entre os estados com o maior número de trabalhos submetidos ao Congresso. Enquanto no ano passado, ficou em terceiro lugar, nos anos anteriores também ficou em primeiro.

O Contecc será realizado paralelamente à 75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que neste ano tem como tema  tem como tema “Engenharia e Ética na Reconstrução do Brasil”.

Avaliação
Os trabalhos submetidos aceitos serão avaliados e selecionados para apresentação no Contecc por comissões científicas de avaliação e seleção de trabalhos compostas por professores indicados pelos presidentes das comissões científicas. Os avaliadores observarão, dentre outros critérios, a adequação à temática da modalidade, a originalidade da abordagem e a clareza da exposição do tema.

Apresentação
Todos os trabalhos aceitos serão apresentados no Contecc por meio de banner, que será impresso pela organização do evento e expostos desde o primeiro dia do Congresso. Não há um mínimo ou máximo de trabalhos que podem ou devem ser aceitos. Para esses trabalhos, o custeio de deslocamento e estadia não são arcados pelo Confea.

Outra modalidade de exposição de trabalhos será a apresentação oral. Nessa categoria, apenas um autor de cada trabalho classificado terá os custos arcados pelo Confea. Aqui o regulamento estabelece limite: serão selecionados 24 trabalhos. A divulgação dos trabalhos classificados para apresentação oral no Contecc será realizada por meio de publicação na homepage da Soea e nas redes sociais vinculadas ao evento, após a homologação do Plenário do Conselho Federal.

Certificação
A organização emite certificados para cada atividade desempenhada: certificado de participação, de trabalho aceito, de honra ao mérito (para as apresentações orais), de apresentação de trabalho em banner, de presidente de comissão científica, de parecerista, de avaliador, de palestrante, de participação em minicurso, de mediador. E a novidade neste ano é o certificado de menção honrosa para a instituição e/ou empresa à qual estejam vinculados os autores de trabalho classificado para apresentação oral no Congresso.

Os certificados são emitidos via online e estarão disponíveis no site oficial do evento para os interessados a partir de 45 dias corridos, a contar da data de encerramento do Contecc. Os documentos ficarão à disposição do agraciado nos sistemas de cadastramento do Contecc durante 12 meses, a contar do início do segundo mês posterior ao da realização do evento.

Dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas para o contecc@confea.org.br

O Contecc
Criado em 2014, o Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia é um evento vinculado à Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que tem como objetivo divulgar iniciativas acadêmicas, profissionais, de gestão ou de educação desenvolvidos nas áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea. Isso é realizado por meio da recepção e da seleção de trabalhos técnicos para apresentação na Soea e publicação nos anais do Congresso e em revistas técnicas do Confea, dos Creas, da Mútua e de entidades de classe. Além disso, palestras, mesas redondas, debates e minicursos compõem a programação do evento. Em 2017, 322 trabalhos técnicos e científicos foram apresentados no formato de banners em Belém, durante a 74ª Soea.

Saiba mais sobre os detalhes do Congresso lendo o livro que reúne os melhores trabalhos inscritos no evento passado: Ciência, Inovação e Tecnologia – Coletânea de Publicações 2017.

Ascom Crea-PB com informações do Confea/Crea-AL