Paraíba terá participação de destaque em Semana Nacional de Engenharia

Presidente do Crea-PB elogia a participação dos paraibanos e coordenador do Contecc faz balanço positivo do evento, que chega à sua segunda edição

Em 2014, a Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (SOEA),  maior evento da engenharia nacional, ganhou novos contornos graças à inserção do Congresso Técnico-Científico da Engenharia e Agronomia (Contecc) em sua programação. São três dias de apresentação de trabalhos científicos de acadêmicos e profissionais no próprio ambiente da Semana Nacional de Engenharia.

A primeira edição, que aconteceu em Teresina (PI) surpreendeu pela participação massiva dos congressistas. Foram 441 trabalhos aceitos e publicados, e ainda 355 apresentados durante o Contecc. Este ano, com o tema “Sustentabilidade; água, energia e inovação tecnológica”, o evento já tem inscritos 801 propostas de trabalho.

A Paraíba tem, pela segunda vez, o maior número de trabalhos inscritos, passando à frente dos estados anfitriões das duas edições, Piauí e Ceará. A presidente do Crea-PB, Giucélia Figueiredo, acredita que o protagonismo do estado no Contecc está relacionado à qualidade dos cursos de engenharia na Paraíba, que têm estudantes cada vez mais preparados e interessados em expandir seus conhecimentos. “Estou orgulhosa por ver a Paraíba mais uma vez assumindo a dianteira do debate de temas tão importantes, tratados durante o Congresso. E ainda mais feliz por saber que temos um paraibano coordenando este evento, que se consolida ao aprimorar o relacionamento entre o sistema Confea/Crea e as universidades”.

Para o conselheiro federal José Geraldo Baracuhy, coordenador do Congresso, além de criar uma nova agenda no sistema profissional da engenharia e trocar experiências exitosas, o Contecc tem a função de mobilizar e inspirar lideranças e competências nacionais e internacionais em Inovação e Empreendedorismo.

Professor da Universidade Federal de Campina Grande, ele considera que o Contecc tornou possível estimular o contato direto entre estudantes e profissionais da engenharia e agronomia com o sistema profissional Confea/Crea, viabilizando incentivar na comunidade técnica a oportunidade e importância de divulgar seu conhecimento e experiência da prática profissional.

Para a segunda edição do Congresso, que acontece no próximo mês, o conselheiro espera repetir o sucesso. “Queremos expandir parcerias visando atrair e aumentar a participação de empresas e líderes empresariais nas próximas edições. Lançar um modelo de cursos e mini workshops para a formação e aperfeiçoamento de competências e lideranças em Inovação e Empreendedorismo também está entre os objetivos”, conta José Geraldo Baracuhy.

É possível obter mais informações e a programação completa do Contecc e da 72ª SOEA através do site www.soea.org.br .

Grazielle Uchôa  (Ascom CREA-PB)