Paraibanos se destacam em participação no CONTECC e 71ª SOEA

Delegação do CREA-PB na 70ª SOEA

Acontecerá nos dias 12 a 15 deste mês, em Teresina (PI), a 71ª edição da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), evento que reúne anualmente engenheiros, agrônomos, meteorologistas, geólogos, geógrafos, técnicos e tecnólogos de todo o Brasil para debater temas diretamente ligados ao desenvolvimento e à infraestrutura brasileira. Só da Paraíba deverão participar 270 pessoas, entre estudantes e profissionais, enquanto a comitiva do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB) contará com 71 representantes do estado.

A programação da Soea traz, além de palestras, painéis e debates, a primeira edição do Congresso Técnico e Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), que surge como mais um instrumento de discussão em torno da engenharia. A proposta é, mais uma vez, trazer à tona assuntos que envolvem o exercício profissional e trazer novas soluções tecnológicas para este campo de atuação.

“A grande maioria dos trabalhos aprovados é oriunda das universidades, mas o Crea-PB está representado no congresso através do trabalho de autoria da engenheira civil, arquiteta e advogada Carmem Eleonôra Amorim Soares, que se intitula ‘Certificação Profissional: Inserção de novas competências para o Sistema Confea/Crea e Entidades Profissionais’”, ressaltou a presidente do Crea-PB, Giucélia Figueiredo. A Paraíba participará do congresso com 190 trabalhos inscritos, à frente inclusive do estado anfitrião, o Piauí, com 68. Quase 600 trabalhos, entre científicos e técnicos, serão apresentados.

Promovida pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), a Soea conta com a participação de todos os Creas do país, além de entidades de classe, profissionais e estudantes da área tecnológica. A expectativa para esta edição, que traz como tema “Inovação tecnológica para o desenvolvimento nacional”, é de um público de cerca de 1.400 pessoas.

(Da Edificar)