Plenária do Crea-PB homenageia turma de engenheiros formados há 50 anos

Turma de 1968 de UFPB

Há 50 anos, nascia o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba, antes ligado à jurisdição de Pernambuco. Naquele mesmo ano, formaram-se, na Universidade Federal do Estado, os estudantes de Engenharia Civil que, nesta quarta-feira (12), recebem do Conselho uma homenagem por seus relevantes serviços prestados à Engenharia paraibana e ao sistema Confea/Crea e Mútua.

Durante a sessão Plenária do mês de novembro do Conselho, 23 engenheiros da turma de 1968 da UFPB foram homenageados pelo Crea-PB, em um momento de nostalgia e de valorização da experiência profissional e das atividades da área tecnológica. As homenagens coincidem com as comemorações dos 50 anos do  Regional que, ao longo do ano, vem promovendo atividades alusivas ao cinquetenário.

O presidente do Crea-PB, Antonio Carlos de Aragão, lembrou a fundação do Conselho e enalteceu a trajetória profissional dos integrantes da turma de 1968, destacando que alguns deles participaram ativamente da gestão do Crea. “Entre os componentes dessa turma estão profissionais altamente gabaritados, que ao longo do exercício de suas profissiões deram e ainda dão uma contribuição magnífica à Engenharia paraibana e, muitos deles, tiveram extrema importância na história deste Conselho. Não tinha como o Crea deixar passar essa data em branco. É um reconhecimento ao trabalho, à experiência que esses profissionais acumularam ao longo da vida. São pessoas que, ao longo do seu caminho, não pensaram só em si, mas na grandeza da nossa profissão”, destacou o também engenheiro civil.

Os conselheiros regionais, engenheiros civis Ovídio Catão e Suenne Barros, fizeram a entrega de certificados de Honra ao Mérito a cada um dos homenageados presentes. Foi entregue ainda, na ocasião, uma homenagem em especial à primeira mulher registrada no Crea-PB, integrante da turma, a engenheira Neuza Martins Gomes. Surpresa, ela agradeceu a comenda e disse estar emocionada.

Em seguida, representando os engenheiros formados em 1968 pela UFPB, José Eduardo de Melo Cunha, também agradeceu o Regional, presidido por ele no ano de 1979, pelo momento solene. “Além de mim, que fui o primeiro presidente com registro no Crea-PB enquanto Conselho independente da jurisdição de Pernambuco, ao todo, na nossa turma, foram 7 conselheiros no Crea-PB. O que nos deixa felizes é ver o Crea de hoje, que foi construído por todos nós. Essa homenagem marca a história do Conselho e a trajetória vitoriosa de cada um dos engenheiros formados no ano de 1968” disse.

Coordenador do Jubileu de Ouro da turma, o engenheiro Reginaldo Dutra encerrou o momento solene convidando a todos para participarem da cerimônia em comemoração aos 50 anos de formatura, no dia 17 de dezembro, às 9h, no Centro de Tecnologia da UFPB. Na ocasião, serão homenageados professores e familiares dos colegas e professores in memoriam.

Grazielle Uchôa/ Assessoria de Comunicação Crea-PB