PMOC é um dos destaques do Seminário de Fiscalização 2018

Na última semana, de 24 a 26 de outubro, o Crea-PB promoveu, em Campina Grande, o Seminário de Fiscalização 2018. Realizado anualmente, o evento reúne os agentes fiscais de todo o Estado para um treinamento voltado ao aprimoramento de suas atividades, compartilhamento de experiências e uniformização de procedimentos. Este ano, um dos destaques do Seminário foi a abordagem sobre a aplicação e fiscalização do  Plano de Manutenção Operação e Controle para Ar Condicionado – PMOC.

Coordenado pela gerência de Fiscalização do Crea-PB, o Seminário teve programação variada, que contou com palestras relacionadas às áreas de Segurança do Trabalho, Agronomia, Engenharia Elétrica e mineração. Também foram feitas visitas a locais que abrangem atividades de modalidades fiscalizadas pelo Conselho, como hospitais, indústrias, comércios de agrotóxicos, obras da construção civil e mineradoras.

De acordo com Antônio César, gerente de Fiscalização do Crea-PB, foram distribuídas equipes para cada um dos locais e, ao final, os fiscais fizeram relatórios das visitas, que passaram a ser discutidos conjuntamente por todo o grupo da fiscalização. “Foi analisado desde a abordagem até as modalidades passíveis de serem fiscalizadas”, explica.

Subgerente de Fiscalização, Juan Ébano destaca como um dos pontos altos do evento a abordagem sobre o Plano de Manutenção Operação e Controle para Ar Condicionado – PMOC, cujo facilitador foi o engenheiro mecânico Marcelo Rosa Silva Ferreira. Segundo Juan, o Crea está iniciando a fiscalização nesta área e eram necessários maiores esclarecimentos sobre o assunto, já que a Lei Federal que institui a obrigatoriedade do PMOC em edifícios públicos e de uso coletivo é recente e passou a vigorar este ano.

Como parte da conclusão do Seminário de Fiscalização 2018, foi elaborado, no encerramento do evento, um relatório com encaminhamentos e sugestões do setor para a gestão com o objetivo de aprimoramento da fiscalização. Segundo Antônio César, o documento foi feito a partir da necessidade de cada inspetoria do Conselho. “O saldo é mais do que positivo. O Seminário contribuiu para uniformizar os procedimentos e abranger várias modalidades de fiscalização, otimizando essa que é a atividade fim do Crea”, conclui o gerente.

*Grazielle Uchôa/Ascom Crea-PB