Pombal terá Comissão Municipal de Combate ao Uso Indiscriminado de Agrotóxicos

WhatsApp Image 2017-02-13 at 16.27.26 Na última semana, o Crea-PB participou de reunião junto ao Ministério Público de Pombal para tratar de denúncias referente ao uso indiscriminado de agrotóxicos. A reunião resultou na criação de uma comissão especial que tratará do assunto no município. O assessor técnico do Conselho, Raimundo Nonato, e o inspetor em Pombal, Felemon Benigno, representaram a entidade. Além do Crea, participaram representantes da Vigilância Sanitária e Secretária de Meio Ambiente da cidade, SEDAP (Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca), Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) e engenheiros da prefeitura de Pombal.

De acordo com o assessor técnico do Crea, Raimundo Nonato, a reunião foi convocada pelo promotor de WhatsApp Image 2017-02-13 at 16.46.50Justiça José Carlos Patrício a partir de uma série de denúncias feitas sobre a utilização indiscriminada e irregular de agrotóxicos nas lavouras e plantios do município de Pombal. A preocupação, segundo o engenheiro agrônomo, se justifica pelo fato de que a população da região pode estar consumindo alimentos contaminados. “Os agrotóxicos devem ser prescritos por um técnico capacitado para determinar a quantidade de produto necessário para aquele plantio. Quando o uso desses venenos é feito sem nenhum controle legal e técnico, quem está sob ameaça é a segurança alimentar das famílias”, alerta Nonato.

Por isso, a reunião articulada pelo Ministério Público resultou na criação de uma comissão municipal de combate ao uso indiscriminado de agrotóxicos no âmbito municipal, que será composta pelo MP, Secretarias do Município, SEDAP e Crea-PB.

Segundo Raimundo, a criação dessa comissão permitirá que os órgãos envolvidos acompanhem de perto a situação do município e articule fiscalizações conjuntas entre os órgãos para coibir o comércio irregular, a exemplo do que tem sido feito entre Crea-PB e Sedap na zona rural do estado.

Nas próximas semanas, o promotor do MP de Pombal deverá encaminhar ofício aos órgãos para que indiquem seus representantes para a Comissão Municipal.

Grazielle Uchôa/Ascom Crea-PB