Ouvidoria

Presidente do Crea-PB participa do 13º Encontro de Líderes

Nesta semana, entre os dia 20 e 22 de fevereiro, Renan Azevedo, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB), esteve presente no 13º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua. O engenheiro de minas também participou da solenidade de posse do presidente do Confea, Vinicius Marchese e do Colégio de Presidentes.

O evento conta com participações do ministro presidente do Tribunal de Contas da União–TCU, Bruno Dantas; do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; e de lideranças e representantes dos milhares de profissionais de todo o país. O foco na atenção aos profissionais sob a perspectiva do tema do evento, “Construindo Caminhos para Desenvolver o País”, foi destacado pelo engenheiro Vinicius Marchese, presidente do Confea. Houve ainda a abertura das inscrições da 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia – Soea.  

“A forma de trabalhar, a cultura, vai ser voltada exclusivamente para os profissionais. Seremos ferramentas desse processo de transformação com todas as nossas lideranças, com o Executivo, os Tribunais de Contas. Nossa única função é trabalhar para entregar um conselho melhor para os nossos profissionais e assim contribuir para o desenvolvimento do país, tema do nosso Encontro. Nosso compromisso continua com todos vocês”, afirmou. Pela primeira vez na história do evento, a abertura do Encontro de Líderes contou com um representante dos profissionais, o engenheiro Eduardo Cavalcanti, criador do Blog da Engenharia.  

Um vídeo com dados do Google descrevendo o déficit de engenheiros do Brasil e as mudanças proporcionadas pela tecnologia brasileira representou, por sua vez, as transformações por que passa a área de Comunicação do Confea, desde o início do ano, quando tomou posse o presidente Vinicius Marchese. “Abrimos, por meio da comunicação, o canal e o contato com os profissionais de todo o Brasil. Temos o desafio de contribuir para a representação dos profissionais”.  

Em nome dessa representação, acrescentou, “o Encontro de Líderes vai muito além da eleição dos coordenadores de câmaras especializadas e do Colégio de Presidentes, da discussão do Sistema para descobrir como o Sistema pode servir aos nossos profissionais e empresas. É para eles que precisamos trabalhar, seja por meio da atualização da lei ou do planejamento de fiscalização, exercido pelas câmaras, ou do trabalho das nossas entidades de classe, ou dos julgamentos em última instância, o que importa é que a gente precisa focar as nossas ações pelos nossos profissionais”.  

Uma das formas dessa valorização é a atualização dos cursos de engenharia, “que não são atrativos hoje, o que vem diminuindo o interesse pela área”. Para Vinicius, está na hora de achar uma solução para esse debate.

O presidente do Crea-PB, exaltou a importância do evento, “O encontro de líderes em Brasília representa um momento ímpar para fortalecer o relacionamento entre o Confea e o Crea-PB, destacando a importância dessa parceria para o desenvolvimento da engenharia, agronomia e geociências no país e, mais especificamente, na Paraíba. A harmonia e cooperação entre essas entidades são fundamentais para garantir que as diretrizes nacionais estejam alinhadas com as necessidades e realidades locais. Além disso, o bom relacionamento entre o Confea e o Crea-PB é essencial para assegurar a valorização e o reconhecimento dos profissionais dessas áreas, bem como a qualidade e a segurança das obras e serviços por eles realizados”.

O Crea-PB, sob a gestão de Renan Azevedo, reafirma o compromisso em promover a excelência na prestação de serviços, aprimorar o ambiente de atuação dos profissionais e contribuir significativamente para o progresso do setor da Engenharia, Agronomia e Geociências na Paraíba.

Minerva CREA - Atencimento Online

Atendimento Online