Atendimento: presencial das 8h às 16h

Ouvidoria

Presidente do Crea-PB visita barragem Pedra Lisa

 

Obra passa por reparos para garantir a segurança da população que vive próximo ao manancial

Nesta quinta-feira (7), o presidente em exercício do Crea-PB, Eng. de Minas Luís Eduardo Chaves, fez uma visita à barragem Pedra Lisa, em Imaculada, município do sertão paraibano, localizado a 200km de Campina Grande. A barragem atende cerca de 13 mil pessoas e uma inspeção realizada pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) na última semana de abril constatou que, com as fortes chuvas que caíram na região desde o início do ano, o reservatório pode romper após ter ultrapassado sua capacidade hídrica.

Um plano emergencial está em andamento para garantir a segurança de moradores de possíveis áreas de alagamento. Por isso, o presidente do Crea-PB conferiu de perto o andamento dos serviços que estão sendo realizados, os quais, segundo Luís Eduardo, poderão evitar um dano maior, preservando a obra, cuja finalidade é o abastecimento humano, dessedentação animal e prática de atividades agrícolas.

A Barragem Pedra Lisa foi entregue à população no ano de 2018, com capacidade de armazenamento de 4.929.420 m³ de água, e devido às fortes chuvas, atingiu sua capacidade máxima, chegando a transbordar e causar danos no sangradouro e na parte jusante do maciço, causando risco de rompimento, conforme noticiado em vários veículos de comunicação do estado.

Aesa, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estão monitorando o manancial para evitar que ele rompa e alague pontos do município de Olho D’água, também no Sertão do estado. Enquanto isso, o Governo do Estado realiza os serviços de Engenharia para recuperar a barragem, que, de acordo com o presidente do Crea-PB, estão conseguindo reduzir os riscos de rompimento. “Além disso, segundo informações obtidas no local, será realizada, posteriormente a recuperação completa da barragem, tendo, inclusive uma equipe de técnicos especializados em obras hídricas, realizando o levantamento da situação para elaboração do projeto de recuperação”, relata o Engenheiro de Minas, que afirma que o Crea continuará acompanhando o andamento das atividades, fiscalizando as empresas responsáveis pela sua execução, de modo a garantir a segurança dos moradores que vivem no entorno da barragem.

 

 

*Grazielle Uchôa (Assessoria de Comunicação do Crea-PB)

Minerva CREA - Atencimento Online

Atendimento Online