Presidentes dos Creas do Nordeste participam de encontro em João Pessoa

Na manhã desta sexta-feira, 5, aconteceu o primeiro momento da 3ª Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes dos Creas do Nordeste, que está sendo realizada na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB), em João Pessoa. Os presidentes Paulo Roberto Ferreira(Crea-PI), Marco Antônio Araújo (Crea-BA), Fernando Dacal Reis (Crea-AL), Evandro A. Carvalho (Crea-PE), Modesto F. S. Filho (Crea-RN) e Arício Resende (Crea-SE), além do diretor de Tecnologia da Mútua, Antônio Salvador da Rocha, foram recepcionados pela anfitriã, a presidente do Crea-PB Giucélia Figueiredo.

Conhecido como Colégio de Presidentes, esse é um fórum consultivo do Sistema Confea/Crea e Mútua, e seu objetivo é buscar a unidade e uniformidade dos procedimentos do sistema, visando a melhor qualidade do serviço prestado para a sociedade.

Para a presidente do Crea-PB, esse encontro é de grande importância, pois aqui serão feitas importantes reflexões pelos presidentes dos Creas da Região Nordeste: “Não devemos perder a oportunidade de analisar esse novo momento que vivemos, e que pede ainda mais que as instituições estejam à serviço dos profissionais e da população. Uma nova cultura esta sendo construída na nossa sociedade, como também uma nova engenharia, e precisamos estar inseridos nisso”.

Coordenador dos Creas no Nordeste, Paulo Roberto Ferreira (Crea-PI) destacou que esse encontro é para que haja um alinhamento do discurso dos presidentes antes do encontro que irá reunir todos os presidentes dos Creas do Brasil. “Por termos aproximadamente o mesmo tamanho, e passarmos por problemas semelhantes, podemos nos ajudar. É interessante esse encontro para que possamos encaminhar a mesma proposta no encontro nacional”.

Palestra e debate

No primeiro momento da 3ª Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes dos Creas Nordestes aconteceu a palestra intitulada “Mecanismos de Fiscalização e Monitoramento das Obras” ministrada pelo auditor de Contas Públicas – Chefe da Assistência Técnica do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), Ed Wilson Santana.

Sobre a sua participação no evento, o auditor destacou a parceria entre o tribunal e o Crea-PB: “Recebemos muito bem o convite de participar desse encontro que reúne os presidentes do Creas, e em especial, temos uma parceria muito positiva com o Conselho da Paraíba. Aqui fiz uma explanação sobre como o sistema funciona, e o nosso objetivo, similar ao dos Conselhos, é de que as obras públicas sejam realizadas de uma forma célere e com um preço justo para a sociedade”.

No final da explanação sobre o sistema de fiscalização do TCE-PB, os presidentes dos Creas do Nordeste fizeram questionamentos e trocaram ideias e opiniões sobre auditorias, e a forma de atuação do tribunal.

Ainda no período na manhã, os presidentes dos Creas trataram de assuntos que envolveram as demandas internas de cada Conselho, e a sua relação com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). O encontro encerra no final da manhã deste sábado, 6.

Dani Rabelo (Ascom/Crea-PB)