Profissionais elegem mesa diretora do 8º CNP

Na manhã desta quinta-feira (12/9), o 8º Congresso Nacional de Profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua foi aberto com a plenária que reuniu mais de 700 participantes, entre delegados e convidados que irão participar do evento  até o próximo dia 14.

Presidente José Tadeu durante o CNP

Ao abrir a reunião, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), eng. civ. José Tadeu da Silva, deu as boas-vindas aos profissionais da área tecnológica. “Vamos dar início aos trabalhos deste Congresso que foi aberto ontem durante cerimônia. Hoje vamos eleger os demais membros da mesa diretora, conforme determina a Resolução 1013/05, e aprovar a minuta de regimento que foi colocada para apreciação de todos”, informou José Tadeu.

Na sequência, os congressistas elegeram a mesa diretora. Para a 1ª secretaria, foi escolhido o presidente do Crea-DF, Flavio Correia; para a 2ª secretaria, assumiu a representante do Crea-DF na 8ª edição do CNP, Iracy Santos Silvano. Já o representante da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (Abee-SE), José Pereira dos Santos, foi eleito 1º relator, enquanto o representante do Crea-MS, Laércio Carvalho, foi nomeado para a 2ª relatoria. Em cumprimento à legislação, assumem a presidência e a vice-presidência da mesa respectivamente o presidente do Confea e o coordenador da Comissão de Articulação Institucional (Cais) do Conselho Federal, representada pelo conselheiro federal, eng. civ. Marcelo Morais.

Após o retorno do almoço, o regimento foi aprovado por unanimidade no início da tarde. “Agora vamos trabalhar!”, disse o presidente do Confea minutos antes de os delegados se dividirem nos grupos.

Retrospectiva desta edição do CNP

Assessor da Presidência para o 8º CNP, Edison Macedo

O assessor especial da Presidência para o 8º CNP, eng. eletric. Edison Macedo, relembrou que desde maio os Regionais promoveram os Congressos Estaduais de Profissionais (CEPs), que são os eventos preparatórios para o CNP. Desses congressos estaduais, foram catalogadas 440 propostas estaduais, que no mês de agosto passaram pela “Primeira Sistematização Nacional das Propostas Estaduais”, em Pirenópolis (GO). A consolidação resultou em 61 propostas nacionais.

Congressistas em votação

O tema central da oitava edição do Congresso Nacional de Profissionais é “Marco Legal: competência profissional para o desenvolvimento nacional”, que será explorado por meio de pontos de vista diferentes, que serão os eixos temáticos “formação profissional”, “exercício profissional”, “organização do Sistema”, “integração profissional e social” e “inserção internacional”. Além dos eixos temáticos, os debates também serão divididos entre seus desdobramentos, nos seguintes aspectos estruturantes: “aperfeiçoamento das normas”, “valorização profissional”, “fundamentação dos princípios éticos” e “desenvolvimento sustentável”. O tema central, os eixos temáticos e os aspectos estruturantes foram definidos e aprovados por meio da Decisão Plenária nº 39/2013.

Aprovação da minuta do regimento
Seguindo a rotina dos trabalhos do Congresso de Profissionais, a proposta de regimento foi colocada em discussão e deverá ser concluída no início da tarde, quando os participantes se dividirão em grupos de trabalho.

Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Crea-RS