Atendimento: presencial das 8h às 16h

Ouvidoria

Queimas agrícolas perto de fontes de energia são tema de reunião do COPAM

Nesta terça-feira (21), o COPAM (Conselho de Proteção Ambiental), ao qual o CREA-PB faz parte, se reuniu na SUDEMA (Superintendência de Administração do  Meio Ambiente da Paraíba) para discussão de tema importante, que vem sendo tratado a partir de uma parceria entre Energisa e Sudema.

Na ocasião, o Engenheiro Eletricista da Energisa, Fábio Alves, ministrou uma palestra sobre ” A Rede Elétrica e a Colheita Segura – O Sistema Elétrico e o Canavial”, com o objetivo de apresentar aos Conselheiros questões relacionadas à queima de atividades agrícolas, silviculturais, agroflorestais e agrosilvipastoris, próximo a Linhas de Transmissão e de Distribuição, obedecendo o Decreto Estadual 24.419/03 .

Segundo o sub-gerente de Fiscalização do CREA-PB, Juan Ébano, a Queima Controlada define-se como a aplicação controlada do fogo em combustíveis, além de seu estado natural, como alterado, de acordo com as condições de clima, umidade do combustível e do solo, dentre outros. Dessa forma, o fogo precisa ser confinado a uma área pré-determinada e produzir a intensidade de calor e taxa de propagação necessárias para favorecer certos objetivos do manejo de áreas. “Nessa prática há uma necessidade de elaboração e assistência técnica na condução da queima em propriedades, que deve ser delegada a profissionais responsáveis e técnicos devidamente habilitados”, alerta Juan.

Minerva CREA - Atencimento Online

Atendimento Online