Considerado um dos segmentos mais relevantes da economia brasileira, o agronegócio tem investido significativamente em pesquisa e tecnologia, adotando estratégias que permitam aumentar sua produtividade e garantir um manejo integrado sustentável. E nesse sentido, em busca de trazer mais transparência e rastreabilidade para toda sua cadeia, o setor tem encontrado nos rótulos e etiquetas autoadesivas, soluções eficazes para superar diferentes desafios.
É o que explica Allan Silveira, especialista em desenvolvimento de novos negócios da Avery Dennison, empresa líder em ciência de materiais para rótulos e embalagens. A companhia oferece produtos autoadesivos para as diferentes etapas e estratégias do agro, desde as soluções inteligentes que ajudam a combater as adulterações dos agroquímicos, até as etiquetas que permitem rastrear as safras produzidas, assim como as soluções compostáveis para o mercado das frutas, legumes e verduras.
Agroquímicos ilegais
De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), os agroquímicos ilegais já representam 25% das soluções utilizadas pelos produtores rurais; uma prática que pode ser mitigada com o apoio das indústrias químicas, ao optarem por rótulos e etiquetas de alta performance, que agreguem segurança a essas soluções.
Analisando as necessidades deste segmento, especialmente no que diz respeito às exigências legais de comercialização dos agroquímicos, bem como a redução das práticas de adulteração, a Avery Dennison desenvolveu uma solução autoadesiva que une uma série de diferenciais de aplicação, o Fasson® Semigloss Agro/S2055/rPET23. O produto de rotulagem conta com um frontal (parte superior do material autoadesivo que recebe a impressão das informações), que identifica tentativas de violação, além de impossibilitar a reaplicação de rótulos de produtos originais em itens falsificados.
“Devido à própria composição química dos produtos, como os defensivos agrícolas, e o manejo das embalagens, a legibilidade das informações pode ser um problema. Por isso, contar com rótulos que ofereçam alta adesão, durabilidade e qualidade para impressão, é essencial para garantir a integridade desses dados, que podem ser consultados a cada aplicação. A análise das embalagens é um dos fatores determinantes para identificar as soluções de má procedência”, comenta Allan.
Rastreabilidade aos produtores de algodão
Considerado o quarto maior produtor mundial de algodão, o Brasil tem na ABRAPA (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão) uma representante legítima do setor. Diante de alguns desafios a serem superados pelo segmento, especialmente em termos de rastreabilidade, a entidade encontrou nas soluções autoadesivas da Avery Dennison uma opção resistente e eficaz, que ao ser aplicada em cada fardo de algodão, foi capaz de reunir e preservar todas as informações necessárias, garantindo a transparência ao longo de todas as etapas da cadeia produtiva desses insumos, desde o campo até sua chegada ao mercado internacional.
Para vencer esse desafio do setor de algodão, a Avery Dennison criou a solução autoadesiva Fasson® Vinil Branco Fosco 100/DFAM450/80g. Desenvolvido em vinil, sua parte frontal é um filme resistente, com boa qualidade para conversão e impressão. Combinado ao frontal, o adesivo permanente Fasson® DFAM450 é indicado para aplicações em superfícies críticas ou irregulares – como as apresentadas pelos plásticos que revestem os fardos de algodão – oferecendo excelente adesão, com ótimo desempenho em baixas temperaturas e em superfícies refrigeradas, proporcionando maior facilidade para rastreamento das informações, mais resistência a rasuras e mais segurança, já que a leitura das informações não será comprometida.
Etiquetas compostáveis para frutas, legumes e verduras
Diante de novos padrões normativos internacionais e consumidores mais atentos às informações de origem e rastreabilidade dos alimentos, optando por itens mais seguros e com processos produtivos que respeitam o meio ambiente, o setor de etiquetas para este segmento acompanha essas novas demandas com soluções pautadas em transparência e sustentabilidade.
Nesse sentido, observando as tendências do setor de frutas, legumes e verduras, a Avery Dennison dedicou esforços para o desenvolvimento de um amplo portfólio ao segmento, a exemplo das etiquetas compostáveis e biodegradáveis, que atendem a diferentes parâmetros sustentáveis. De acordo com Allan, esse diferencial significa que o adesivo pode se decompor adequadamente em um ambiente de compostagem industrial, o que representa um enorme avanço em termos ambientais.
“Produtos comercializados como compostáveis devem atender a padrões específicos para garantir a adequação à compostagem e evitar a geração de resíduos prejudiciais ao meio ambiente. Soluções com o adesivo Fasson® S9500 estão de acordo com a norma européia EN13432, que atendem aos requisitos de compostabilidade e biodegradação sem comprometer o desempenho da etiqueta, possuindo a certificação OK compost”, conclui o executivo.
Crea-PB com informações de Rodolfo Milone