Sede do CREA-PB recebe reunião promovida pelo MP sobre Trevo de Mangabeira

Acessibilidade no local preocupa representantes do Conselho de Engenharia

Na tarde desta terça-feira (25), o Plenário do CREA-PB foi palco de reunião com o Ministério Público e outros órgãos para Apresentação Técnica do projeto de construção do “Trevo de Mangabeira”. Segundo o procurador de Justiça, Valberto Lira, o CREA foi escolhido pelo MP-PB para sediar a reunião por ser “a casa da Engenharia na Paraíba”. Além do procurador, da Assessoria Institucional e da Superintendência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba, estiveram presentes representantes da SEMOB-JP e DER-PB, Engenheiros Nilton Pereira e Ademilson Ferreira (ambos fizeram exposições sobre o Viaduto), o presidente do SENGE (Sindicato dos Engenheiros), Armando Marinho, e a vice-presidente do IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil), Aída Pontes.

Na reunião, foram discutidos vários aspectos técnicos da obra, especialmente a questão da acessibilidade, já que a construção do viaduto impactará cerca de 250 mil moradores da região. O CREA-PB, SENGE e IAB demonstraram preocupação quanto a distância das passarelas que serão construídas para os transeuntes e ainda quanto a abertura das ruas em torno do local do Trevo, para que seja possível a fluência do trânsito no período da sua construção.

Para Corjesu Paiva, Assessor Institucional do CREA e representante do Conselho na Comissão de Acessibilidade do Ministério Público, é preciso ter em mente que uma obra deste porte deve ter como objetivo central servir a sociedade com o máximo de eficácia. “O trânsito de carros naquele local é intenso, mas não podemos nos esquecer da enorme quantidade de pedestres e ciclistas que circulam entre Mangabeira, Bancários, Seixas e José Américo. Dentre eles, estão muitas pessoas com dificuldades de locomoção. O equipamento deve ser capaz de melhorar a vida de todos que vão utilizá-lo”, concluiu Corjesu.

O Trevo de Mangabeira é um dos maiores projetos de mobilidade urbana de João Pessoa, e tem o objetivo de possibilitar o escoamento do tráfego da Zona Sul da Capital numa área que está ganhando este ano um shopping e uma escola técnica estadual. Terá extensão de 800 metros com duas pistas de rolamento, canteiro central, ciclovia e calçadas.