Segurança do trabalho foi destaque durante Plenária de abril

Nesta segunda-feira (8), ocorreu a Reunião Plenária do mês de abril. Com frequência mensal,o colegiado reúne os conselheiros do Crea-PB para apreciação de processos e debate de temas de interesse da Engenharia e da sociedade. Como parte da programação do Abril Verde, movimento que promove campanhas de conscientização sobre prevenção aos acidentes laborais, o Plenário recebeu o técnico em Segurança do Trabalho, Nivaldo Barbosa para um exposição sobre o tema.

Nivaldo é um dos idealizadores do Abril Verde, juntamente com a conselheira do Crea-PB, engenheira civil e de segurança do trabalho, Aparecida Estrela (Veja AQUI entrevista com ela).  Ele falou sobre o crescimento da campanha a nível nacional e, agora, internacional. “A ministra do Tribunal Superior do Trabalho, que esteve conosco no dia 29 de março, durante a abertura do Abril Verde na Paraíba, disse que vai levar a propositura de integrar o movimento ao calendário da Organização Internacional do Trabalho, durante reunião que ocorrerá em junho”, revelou. Nivaldo agradeceu a parceria do Crea desde o início do movimento, em 2013, e lembrou a importância da engenharia para o movimento. “O Abril Verde é de todos nós, porque onde tem trabalho, tem segurança do trabalho, e a Engenharia está diretamente relacionada a isso”.

O presidente do Crea-PB, Antonio Carlos de Aragão, agradeceu a presença de Nivaldo Barbosa. “O Crea estará sempre aberto e disponível para todas as ações que efetivamente salvam vidas, e é isso que a Segurança do Trabalho faz: salva vidas e dá qualidade de vida ao trabalhador”, ressaltou Aragão.

Registro da AEST-PB no Crea

Um dos processos apreciados na reunião deste mês foi o referente ao registro da Associação de Engenheiros de Segurança do Trabalho (AEST-PB) no Conselho, o que possibilitará à entidade integrar o Plenário do Regional. O registro foi deferido por unanimidade pelo colegiado e será enviado para homologação pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

Diretoria da Aest-PB e engenheiros que fizeram parte da história da entidade

O relator do processo, conselheiro Luís Eduardo, parabenizou a AEST-PB e seus diretores, que estiveram presentes na reunião. “Eu gostaria de parabenizar os ex-conselheiros e conselheiros atuais que fazem parte dessa entidade, pela determinação para tornar possível este momento”, disse o engenheiro de Minas, que teve a colocação complementada pelo presidente Aragão, ao lembrar que foram 10 anos de luta da Associação.

Homenagem

A noite também reservou um momento de saudosismo e homenagem. Falecido no último dia 23 de março, o ex-assessor jurídico do Crea-PB, Ismael Machado foi homenageado pelo Plenário do Conselho.

O conselheiro Luiz Valadão apresentou, na ocasião, proposta para que ao ambiente no qual funcionará a Assessoria Jurídica do Crea-PB, que hoje está em reforma, seja dado o nome de Ismael Machado.

“Ismael prestou relevantes serviços ao sistema Confea/Crea. No âmbito desta casa, quem conhecia o advogado, reconhece a sua dedicação às causas da Engenharia, a forma como sempre orientou os conselheiros quando procurado, reconhece os pareceres sempre bem fundamentados, pautados pela legislação que ele conhecia muito bem”, apontou. A proposta foi aprovada por aclamação pelo Plenário.

Grazielle Uchôa/Assessoria de Comunicação do Crea-PB