Atendimento: presencial das 8h às 16h

Ouvidoria

Simpósio Abril Verde foi encerrado nessa quinta-feira em João Pessoa

O Simpósio Abril Verde chegou ao fim nessa quinta-feira (28) após passar por três cidades paraibanas discutindo segurança do trabalho. O simpósio levou os temas “A participação de órgãos públicos na prevenção de acidentes de trabalho no Estado da Paraíba” e “Aspectos humanos e econômicos na prevenção de acidentes de trabalho” para os municípios de Patos, Campina Grande e João Pessoa.

Promovido pela Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho da Paraíba (Aest-PB), o evento contou com a participação do Crea-PB e também de representantes do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, do Ministério Público do Trabalho e da Superintendência Regional do Trabalho, além de entidades de classe ligadas à engenharia.

O gerente de fiscalização do Crea-PB, engenheiro civil Antônio César de Moura, apresentou no simpósio as ações de fiscalização do Conselho na área da saúde, higiene e segurança do trabalho nos diversos campos da engenharia.

César reforçou que, na construção civil, são verificadas e exigidas as ARTs dos seguintes serviços: PGR (antigo PCMAT e PPRA – conforme alteração na nova NR-1); projeto das proteções coletivas; treinamento em altura NR-35; projetos e montagens de andaimes suspensos,; projeto e execução das instalações elétricas provisórias do canteiro de obras; instalação, montagem e desmontagem de gruas; LTCAT; plano de Rigging; projeto, laudo e instalação de pontos de ancoragem, dentre outros.

Nos hospitais, o gerente explicou que a fiscalização é mais criteriosa. Os fiscais verificam contratos, notas fiscais, ordens de serviços e, após juntarem essa documentação, elaboram seus documentos de fiscalização de forma mais detalhada na sede e inspetorias, dos demais serviços como: sistema de ar condicionado e refrigeração, grupo gerador, manutenção e instalação de equipamentos médicos hospitalares, etc.

Falou ainda em fiscalização em supermercados, hotéis e motéis, indústrias, agroindústrias e usinas, postos de combustíveis, eventos temporários como festas juninas, carnavais fora de épocas, eventos natalinos, nas montagens de palcos e camarotes, sonorização e iluminação, trios elétricos, parque de diversões, dentre outros.

Finalizou falando sobre a segurança alimentar de nosso estado, em estabelecimentos com comercialização de produtos agrotóxicos, desde o receituário agronômico até os descartes e o perigo da reutilização de embalagens vazias.

“O Crea da Paraíba vem a cada dia buscando novas tecnologias para combater o exercício ilegal da engenharia, exigindo um profissional habilitado para os serviços, e em se tratando em prevenção acerca dos trabalhadores e toda sociedade civil, a Gerência de Fiscalização buscará contribuir cada vez mais na segurança, saúde e higiene do trabalhador”, afirma César.

O Abril Verde é uma ação para lembrar a importância da segurança do trabalho. No dia 28 de abril é celebrado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e também o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Minerva CREA - Atencimento Online

Atendimento Online