SINDUSCON promove I SEMINÁRIO PARAIBANO DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL

Especialistas vão falar sobre sustentabilidade, eficiência energética, redução de resíduos, coleta seletiva e uso eficiente da água

 

O Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa realizará o I Seminário Paraibano de Construção Sustentável, no Hotel Tambaú, nos dias 23 e 24 de abril próximo, como parte das atividades dos 35 anos de fundação do Sinduscon-JP. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.sindusconjp.com.br/inscricoes/seminário.

Neste evento serão palestrantes o Prof. Dr. Wanderley Moacyr John, da Universidade de São Paulo que falará sobre “Sustentabilidade na Construção” e a Profª Dra. Marina Sangoi de Oliveira Ilha (da Unicamp), que tratará do uso eficiente de água nos lotes urbanos e a mestra Vivian Ritter, falará sobre arquitetura sustentável e edificações eficientes.

O objetivo é estimular a adoção de sistemas, processos e materiais que redução das perdas de materiais e a geração de resíduos, transmitir experiências e apresentar novas práticas. O tema vem crescendo de importância no setor e o evento permitirá que os construtores, engenheiros, arquitetos, estudantes universitários e tecnólogos possam adquirir mais conhecimentos em termos de eficiência energética, adoção de energias alternativas, coleta e reciclagem de material e economia de água.

Nesta linha, haverá palestra sobre resíduos da construção com o Prof. Dr. Tarcísio de Paula Pinto (da USP), a coleta seletiva dos resíduos no canteiro de obras, com a Profª Dra. Cláudia Coutinho (UFPB) e caberá ao Prof. Dr. Roberto Lamberts, da Universidade de Santa Catarina falar sobre Energias Alternativas e Selo de Eficiência Energética. O professor doutor Normando Perazzo (UFPB) falará sobre os materiais usados na construção sustentável.

A Federação das Indústrias da Paraíba (FIEPB) é patrocinadora do seminário, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Na comissão organizadora estão professores do Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB) e da UFPB. O I Seminário Paraibano da Construção Sustentável ocorrerá no Hotel Tambaú.

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC) lançou, há dois anos, o Programa de Construção Sustentável elegendo como temas prioritários a utilização racional da água, o desenvolvimento humano, a maximização da eficiência energética, utilização de materiais e sistemas sustentáveis, meio ambiente, infraestrutura e desenvolvimento urbano, com a viabilização do crescimento sustentável, mudanças climáticas com adaptação do ambiente construído e redução de gases de efeito estufa na cadeia produtiva e diminuição do consumo de recursos naturais.

A CBIC também elaborou o Guia das Boas Práticas em Sustentabilidade, em parceria com a Fundação Dom Cabral admitindo que este importante segmento produtivo traz impactos variados ao meio ambiente, desde a extração de matéria prima até a durabilidade do produtos construídos, reutilização e reciclagem ou descarte de partes do que foi usado, reconhecendo que a construção gera 40% dos resíduos da sociedade.