Atendimento: presencial das 8h às 16h

Ouvidoria

Tecnologia paraibana em destaque na COP30: projeto da UFPB é apresentado no stand do Crea-PA

O Brasil recebe, entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém (PA). O evento, considerado o maior encontro global sobre clima, deve reunir mais de 40 mil visitantes, segundo estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desse total, cerca de 7 mil são integrantes da chamada “família COP”, formada por equipes da ONU e delegações de países membros.

Na última quarta-feira, em parceria do Crea-PB com Crea-PA, o professor Joácio de Araújo Morais, coordenador do Laboratório de Pesquisa em Sistemas Ambientais Urbanos (LPSAU) e docente do DECA/CT/UFPB, apresentou o trabalho “TEwetland: tratamento de esgoto com SbN e baixo custo”.

O estudo integra a linha de pesquisas coordenada pela professora Dra. Cristina Crispim (CCEN/UFPB) e conta com a colaboração de Gheizon Raunny (engenheiro ambiental e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente), Kaio Freitas (técnico em Geoprocessamento e graduando em Engenharia Ambiental) e do próprio professor Joácio.

A solução apresentada tem se destacado pelos excelentes resultados e pela proposta inovadora de um sistema de tratamento de esgoto doméstico com baixo custo e baseado em Soluções Baseadas na Natureza (SbN). O projeto conquistou inclusive patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), tornando-se um marco importante para o avanço da inovação ambiental no Brasil.

Segundo Joácio Morais, a iniciativa reflete uma construção coletiva entre a academia e profissionais da engenharia:
“A minha parceria é na questão da engenharia ambiental, civil e ambiental para assessorar a construção dessa solução de tratamento de esgoto. A parceria entre o Crea-PA e o Crea-PB para a apresentação desse sistema visa impulsionar a divulgação dessa solução baseada na natureza desenvolvida entre a UFPB e engenheiros da Paraíba.”

O Crea-PB parabeniza toda a equipe envolvida pelo reconhecimento e pela contribuição científica que reforça o compromisso da engenharia paraibana com o desenvolvimento sustentável, a inovação tecnológica e a busca por soluções que promovam um futuro ambientalmente mais seguro e eficiente.

Minerva CREA - Atencimento Online

Atendimento Online