Termina hoje o II Seminário de Fiscalização do CREA/PB

A fiscalização é a atividade fim do Sistema CONFEA/CREA.  Dada sua importância para a qualidade dos serviços prestados e para a segurança da sociedade, há que ser também uma fiscalização preventiva, educativa e voltada para o desenvolvimento sustentável. Por isso, o CREA/PB investe na capacitação de seus Agentes Fiscais, buscando construir um modelo de fiscalização positivo e cada vez mais aprimorado.

O II Seminário de Fiscalização 2013, que acontece no auditório do Hotel Littoral, em João Pessoa, faz parte destes esforços. O evento reúne nesta quinta e sexta-feira os Agentes Fiscais lotados tanto na capital paraibana quanto no interior do estado. Na manhã de ontem (24), a presidente Giucélia Figueiredo fez a abertura do Seminário destacando a importância deste momento para a consolidação de um modelo orientativo e educativo de fiscalização em toda a Paraíba.

Pela manhã, Henrique Rossoni ministrou palestra sobre ética profissional, seguido pela apresentação da Ouvidora do CREA, Alméria Carniato, sobre o trabalho desenvolvido no Regional entre a Fiscalização e a Ouvidoria, cujos trabalhos conjuntos resultaram no projeto “Ouvidoria Itinerante”. À tarde, Celso Gonçalves de Sant’Anna, Supervisor de Fiscalização do CREA-RJ, ministrou a palestra: “Fiscalização de Instalações e Manutenções de equipamentos Médico-Hospitalares”. Vindo também do Rio de Janeiro, Samuel Lichinsky, coordenador de Apoio às Câmaras e Comissões do CREA-RJ, encerrou o ciclo de palestras da quinta-feira com a apresentação a respeito da “Fiscalização de Intalações e Manutenções de Cercas elétricas, rádio, televisão e provedores de internet”.

Para o Agente Fiscal Juan Ébano, os temas escolhidos para as palestras que compõem o Seminário são fundamentais para enriquecer a bagagem técnica dos fiscais. “Ao tratar das fiscalizações em diferentes contextos, nós nos libertamos um pouco do espectro restrito da construção civil, que é extremamente importante, mas não o nosso único objeto de fiscalização. Podemos assim contribuir de forma mais integral para a sociedade, estando presente em vários eixos que precisam ser fiscalizados para o bem estar e segurança de todos”, afirmou Juan.

A programação continua nesta sexta-feira com a palestra pela manhã dos Agentes Fiscais do CREA-PR e CREA-RS, Ricardo Esteves Marrafão, com o tema “Fiscalização de Instalações e Manutenções de ar condicionado/Split e exigência de Registro/ART de Empresas de recargas de extintores”, e Marcelo Elesbão Fontoura, com o assunto “Fiscalização de Estabelecimentos Geradores de Resíduos de Serviços de Saúde”.

A atividade que encerra o II Seminário de Fiscalização 2013 é a Mesa Redonda com os Agentes Fiscais, Assessoria Técnica, Superintendência, Assessoria Jurídica e Gerência de Fiscalização. Momento no qual será discutida a uniformização dos procedimentos de fiscalização do CREA/PB. O encerramento ocorre hoje às 18h.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO NA ÍNTEGRA:

Dia 24/10/2013 (quinta-feira)

09:00 – Abertura Engª Agrª Giucélia Figueiredo – Presidente

09:15 – Ética Profissional Palestrante: Henrique Rossoni – HR Cursos e Palestras

11:00 – Intervalo

11:15 – Ouvidoria x Fiscalização. Palestrante: Alméria Vitória Saraiva Carniato. 12:00 – Almoço Livre 14:00 – Fiscalização de Instalações e Manutenções de Equipamentos Médico-Hospitalares. Palestrante: Celso Gonçalves de Sant’Anna – Supervisor de Fiscalização do CREA-RJ.

15:15 – Debate sobre o Tema 15:45 – Intervalo

16:00 – Fiscalização de Instalações e Manutenções de Cercas Elétricas, Rádio, Televisão e Provedores de Internet. Palestrante: Samuel Lischinsky – Coordenador de Apoio às Câmaras e Comissões do CREA-RJ.

17:15 – Debate sobre o Tema

18:00 – Encerramento do 1° Dia

Dia 25/10/2013 (sexta-feira)

09:00 – Fiscalização da Instalação e Manutenção de Ar Condicionados/Split e Exigência de Registro/ART de Empresas de Recarga de Extintores. Palestrante: Ricardo Esteves Marrafão, agente fiscal do Crea-PR.

10:15 – Intervalo

10:30 – Debate sobre o Tema

11:30 – Almoço Livre

14:00 – Fiscalização de Estabelecimentos Geradores de Resíduos de Serviços de Saúde. Palestrante: Marcelo Elesbão Fontoura – Agente Fiscal do CREA-RS.

15:00 – Debate sobre o Tema

15:30 – Intervalo

15:45 – Mesa Redonda com os Agentes Fiscais, Assessoria Técnica, Superintendência, Assessoria Jurídica e Gerência de Fiscalização – Uniformização dos Procedimentos de Fiscalização

18:00 – Encerramento