Somados aos seus 40 anos de mutualista, Joel Krüger chega à Presidência da Mútua com uma trajetória ímpar, trilhada por poucos dentro do Sistema Confea/Crea e Mútua. O engenheiro civil paranaense foi presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), nos Plenários desses dois órgãos atuou como conselheiro, foi presidente de entidades de classe, engenheiro civil da Prefeitura de Curitiba e já há vários anos é professor da PUC do Paraná. Sua experiência, dedicação e trabalho impecável mais uma vez estarão a serviço dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, agora na Caixa de Assistência. Krüger sintetiza como será sua gestão na Mútua: um trabalho integrado e coletivo.
Casado com a engenheira civil Poliana Krüger, tem três filhos e três enteados. Sua inserção no Sistema Confea/Crea e Mútua ocorreu no período em que esteve na Prefeitura de Curitiba. “Nesta época tive a oportunidade de ser sócio fundador da Associação de Engenheiros e Arquitetos da Prefeitura de Curitiba e das Empresas Coligadas, sendo o primeiro presidente dessa entidade, o que me fez ter uma relação mais próxima com o Crea-PR. Depois surgiu a oportunidade de ser conselheiro e fui seguindo dentro do Sistema. De conselheiro a presidente do Crea, a presidente do Confea, conselheiro federal e, agora, na Presidência da Mútua para esse mandato de 2024 a 2027”, relata.
Para falar mais sobre sua trajetória e as expectativas do trabalho na Mútua, o presidente Joel Krüger conversou com a equipe de Comunicação da Mútua:
Sua associação à Mútua ocorreu bem antes dessa aproximação com o Sistema. Essas quatro décadas como mutualista também ajudam agora em sua gestão como presidente?
Me tornei mutualista logo após minha formatura, em 1984. Já em 1985 era associado da Mútua, então são 40 anos de associação à entidade, sou mutualista. Sempre conheci a Mútua como mutualista, olhando de fora, e agora estou tendo a oportunidade de conhecer a Mútua olhando por dentro e, principalmente, agora tenho a oportunidade de ser o gestor e poder implementar novos benefícios e melhorar os benefícios que já temos.
Quais as expectativas do trabalho na Mútua?
A nova Diretoria está trabalhando de maneira muito integrada, trazendo muita inovação e muita tecnologia embarcada para melhorarmos para nossos mutualistas a qualidade e a quantidades dos nossos benefícios. Qualidade dos benefícios para que o associado possa ter, por exemplo, prazos mais curtos para receber os benefícios. Hoje temos situações que levam dias ou semanas para o mutualista receber o benefício e queremos reduzir esses prazos o máximo possível. E a quantidade com relação aos problemas orçamentários que temos em algumas Regionais que impedem de utilizarmos o valor máximo dos benefícios reembolsáveis ou até não termos os recursos em alguns momentos do ano para o nosso mutualista. Queremos resolver essa situação para que tenhamos, tanto em qualidade, como em quantidade, os benefícios reembolsáveis e não reembolsáveis à disposição dos mutualistas. Tenho certeza de que será uma gestão muito exitosa, muito amistosa, pacificadora e acolhedora e com um trabalho integrado em prol do nosso principal cliente, que é o nosso associado, o nosso mutualista.
Como está este início de gestão?
Estamos há pouco mais de um mês de gestão e estamos fazendo uma reestruturação interna. Nossa área de planejamento está fazendo várias oficinas para construir um Planejamento Estratégico relativo à gestão 2024-2027 e ajustar o orçamento do ano de 2025 para termos um orçamento mais adequado às nossas reais necessidades. Nossos mutualistas podem ter certeza de que em breve teremos novidades de melhoria da entrega dos benefícios que hoje já existem e novos benefícios.
Fale um pouco sobre o trabalho integrado e coletivo que a Diretoria tem implantado e sobre a maior aproximação com as instâncias do Sistema.
Queremos uma gestão muito participativa. Hoje já implementamos algumas práticas nesse início de gestão. Temos reuniões mensais com os conselheiros federais, para que eles venham até a Mútua e, além de conhecer internamente a instituição, nossos programas e nossos benefícios com mais detalhes, também possam dialogar com nosso corpo funcional e para que possamos apresentar nossos projetos futuros para que tenhamos uma aprovação mais ágil e mais rápida no Conselho Federal e assim termos os 18 conselheiros federais e o presidente do Confea como parceiros da Mútua. A mesma situação estamos trabalhando com os diretores regionais, pois a Mútua é única e, assim, na realidade, temos uma equipe de cinco Diretores Executivos e 81 diretores e uma equipe de funcionários distribuída entre a sede e as 27 Regionais. Essa integração com os diretores regionais e nossa equipe está sendo fundamental para, novamente, organizar o planejamento estratégico e trabalhar de maneira mais integrada. E os presidentes de Creas, da mesma forma. Eles são fundamentais nesse processo e estamos fazendo reuniões de aproximação e alinhamento e participando do CP para que a gente possa dialogar. Todos são bem-vindos para construirmos uma nova Mútua nos próximos anos.
Como você gostaria de ver a Mútua daqui a três anos?
Queremos uma equipe motivada, um planejamento integrado para que possamos sempre oferecer o melhor ao mutualista. Recebemos uma Mútua e nós queremos entregar daqui a três anos uma Mútua muito melhor, não só por conta da Diretoria, mas pelo trabalho coletivo de todo esse time. Principalmente queremos o mutualista feliz e que ele possa reconhecer o valor da Mútua. Precisamos, na verdade, agregar valor às nossas atividades para que o nosso mutualista reconheça o valor de ser associado. Que não precisemos mais fazer campanhas de associação de novos mutualistas, que eles venham naturalmente se filiar à nossa Mútua. Agregar valor! Isso que queremos e que esse valor seja perceptível. Que os profissionais possam dizer: vou me filiar à Mútua porque eu tenho muitos benefícios e quero usufruir desses benefícios. Uma Mútua melhor para todos! Esse é nosso objetivo para daqui a três anos.
Crea-PB com informações da Equipe de Comunicação da Mútua