Atendimento: presencial das 8h às 16h

Ouvidoria

CREA participa de apresentação do “Projeto Orla”

Nesta segunda-feira (10), aconteceu na sede do SINDUSCON-JP reunião que discutiu o projeto de intervenção das calçadas da orla de João Pessoa (Praias de Tambaú e Cabo Branco), chamado “Projeto Orla”. Convocada pelo Ministério Público da Paraíba, a reunião faz parte do projeto “Calçadas para todos”, do MP, que tem como membros o CREA-PB, SENGE, SEMOB,SINDUSCON, IAB, CAU e SEPLAN. Representando o CREA, estiveram  presentes a presidente Giucélia Figueiredo e o Assessor Institucional, Corjesu Paiva.

Um dos arquitetos responsáveis pelo projeto da Orla, Cristopher Guerra, da Secretaria de Planejamento de João Pessoa, fez uma apresentação técnica sobre as intervenções e modificações que serão feitas nas calçadas, tanto do lado da praia como do lado das casas. De acordo com o arquiteto, foi feito um estudo detalhado para atender cada trecho da orla mediante suas necessidades específicas. O estacionamento dos carros será modificado, postes e o mobiliário urbano (orelhões e placas) serão relocados para garantir o passeio livre das pessoas. “Nós estamos pensando no direito de todos. Das pessoas que moram ali, das que comercializam e os transeuntes que utilizam a praia frequentemente”.

A acessibilidade foi o eixo central das discussões. Os representantes do órgãos participantes propuseram algumas alterações técnicas no projeto de modo a assegurar que o equipamento  seja integralmente útil às pessoas com dificuldade de locomoção. Para a presidente do CREA, Giucélia Figueiredo, projetos como estes devem ser compartilhados e discutidos entre os vários órgãos do poder público. Segundo Giucélia, “a primeira intervenção na orla foi traumática e não foram levados em conta equipamentos básicos de acessibilidade. É papel dos órgãos públicos não deixar que isso aconteça novamente”.

Minerva CREA - Atencimento Online

Atendimento Online