Crea promove workshop sobre Novo laudo de Vistoria de Engenharia, Acessibilidade e Conforto nos Estádios

Foto: Kleide Teixeira

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado da Paraíba (Crea-PB), em parceria com o Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio da Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios, realizará  na próxima segunda-feira (30) um workshop para apresentar o novo laudo de Vistoria de Engenharia, Acessibilidade e Conforto nos Estádios. O evento contará com a presença do procurador-geral do MPPB, Bertrand Asfora e ocorrerá, a partir das 8h30, no Crea, situado na Av. Pedro I, 809, Centro em João Pessoa-PB.

Segundo o Assessor Institucional do Crea-PB, Corjesu Paiva, o novo parâmetro para laudos técnicos que será apresentado se baseia na Portaria nº 290 Ministério dos Esportes, de outubro de 2015. “Falaremos sobre o que há de mais novo no assunto, contribuindo para que medidas preventivas sejam tomadas nos estádios da Paraíba”, comenta Corjesu.

O presidente da Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios, procurador Valberto Lira,  lembra que o workshop elaborado pelo Crea vai apresentar diretrizes, conceitos, critérios e procedimentos básicos para vistoria de engenharia, acessibilidade e conforto, em estágios utilizados exclusivamente jogos e competições desportivas. “O laudo de vistoria de Engenharia, Acessibilidade e Conforto deverá observar as condições técnicas, de uso, de operação e de manutenção à data da vistoria nos estádios de futebol”, disse Valberto.

O evento terá a participação de representantes das secretarias dos municípios onde existem estádios de Futebol, a exemplo de Patos, João Pessoa, Sousa e Santa Rita, além dos representantes da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento da Paraíba (Suplan), encarregada da administração dos estádios de João Pessoa e Campina Grande.

Durante o workshop, será exibido vídeo sobre os laudos previstos no Estatuto do Torcedor, em seguida Corjesu Paiva apresentará o novo laudo de Engenharia, Acessibilidade e Conforto e, logo depois, haverá os debates sobre o exposto.

Participam ainda do evento, a Presidente do Crea-PB, Giucélia Araújo de Figueiredo e o presidente da Federação Paraibana de Futebol, Amadeus Rodrigues da Silva Júnior.

(Com Ascom MP-PB)