Ouvidorias do Crea e PMJP querem fortalecer parceria

Servidores do Conselho participaram de palestra sobre a atuação dos dois órgãos

O Ouvidor Geral do Município, Jácome Filho, foi convidado nesta quinta-feira (4) para apresentar, no plenário do Crea-PB, as ações que vem sendo realizadas pela Ouvidoria municipal. Gerentes, assessores, presidência e superintendência do Conselho estiveram presentes para conhecer a atuação do órgão na cidade de João Pessoa. A Ouvidora do Crea, Alméria Carniato, também fez breve explanação sobre a Ouvidoria Itinerante, um projeto inovador entre os Crea’s do Brasil.

Espaço que serve como ponte entre a população e as instituições públicas ou privadas, a Ouvidoria é uma conquista do regime democrático. No serviço público, este canal de interlocução veio preencher uma lacuna existente e ampliar os mecanismos de transparência do setor. Segundo Alméria Carniato, a integração entre Ouvidorias é um passo adiante neste processo, e é nesta direção que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba e a Ouvidoria Geral do Município de João Pessoa querem avançar. “Através deste diálogo, somos capazes de alcançar uma gestão cada vez mais transparente e democrática”, garante.

Para Jácome Filho, é preciso formalizar a parceria entre as duas Ouvidorias para institucionalizar a relação que vem sendo estabelecida. “O que está acontecendo entre o Crea e a nossa Ouvidoria é fundamental. Estas redes de contribuição só beneficiam a população e facilitam o acesso do cidadão e a resolução dos seus problemas. Sem cidadão, não há Ouvidoria”, afirma.

A presidente do Crea, Giucélia Figueiredo, também participou da reunião e ressaltou as parcerias que o Crea-PB tem buscado junto a órgãos municipais e estaduais. “ O Crea não deseja estar fechado entre quatro paredes, mas sim buscar interlocuções com as gestões municipais, pensando e dialogando as nossas cidades”, concluiu.

(Assessoria de Comunicação do Crea-PB)