Medições ambientais e felicidade no ambiente de trabalho são temas do Justiça no SESMT deste sábado

O programa Justiça no SESMT deste sábado (22) terá como convidados o engenheiro mecânico e de segurança do trabalho, José Leandro Neto, e a vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba, Liana Filgueira Albuquerque. A transmissão é pela rádio Mangabeira 104.9 FM, e também pelo Youtube (clique aqui) a partir das 11h.

O engenheiro José Leandro Neto vai tratar da interface entre PGR e as medições Ambientais da engenharia Segurança e Medicina do Trabalho.

Já Liana Filgueira falará sobre o minicurso “A Felicidade está aqui”, felicidade no ambiente de trabalho, e sobre a Universidade Federal da Paraíba, seus cursos e serviços de interesse da sociedade.

O Minicurso “A Felicidade está aqui” tem por objetivo auxiliar os participantes na recuperação do sentimento de bem-estar e na readequação social pós-pandemia da Covid-19 de uma forma mais tranquila, por meio do trabalho de aceitação e desenvolvimento emocional.

O trabalho segue a corrente da Psicologia Positiva que estuda a ciência do bem-estar. Para a Psicologia Positiva a sensação de bem-estar pode ser obtida através de práticas como: gratidão, mindfulness (meditação de atenção plena), desenvolvimento da resiliência, reconhecimento dos valores e outras habilidades conhecidas como soft skills. A Professora Liana Filgueira acredita que todo esse conhecimento e orientação podem ser repassados para as pessoas por meio de aulas interativas e dinâmicas.

“Emoções positivas, engajamento, relacionamentos positivos, sentido (propósito) e realização são os fundamentos da psicologia positiva. A partir desses cinco elementos nós podemos aumentar em nós a sensação de bem-estar e nos sentirmos mais felizes. É importante observar que o sentimento de felicidade já está em nós, não precisamos criá-lo. O que vamos fazer é encontrar o caminho que nos leva a ele. A felicidade não significa estar sempre alegre, mas estar bem em qualquer situação, inclusive nas situações desafiantes e incômodas sem estar se culpando e se angustiando”, disse ela.

O conteúdo do minicurso tratará de assuntos como conceito de felicidade e bem-estar, teoria das emoções, noções de neurociência aplicada ao entendimento das emoções, noções e práticas de mindfulness, psicologia positiva, comunicação não violenta, propósito, valores e força de caráter entre outras habilidades que auxiliam as ações no dia a dia.

O curso contará com a participação de diversos profissionais, com aulas ministradas por: Liana Filgueira (especialista em Psicologia Positiva), Maíra Cordeiro dos Santos (especialista em linguística), Simone Cabral (psicóloga), Valdiney Gouveia (psicólogo) e Thiago Aquino (psicólogo).

Ainda de acordo com a professora Liana Filgueira, ao final do curso espera-se que os participantes ampliem o autoconhecimento e a autoaceitação com amorosidade, reconhecendo suas qualidades e valores; consigam administrar da melhor forma suas emoções; sintam-se mais seguros para construir um caminho pessoal alinhado com seus valores e objetivos; encontrem seu propósito de vida; construam e/ou mantenham relacionamentos positivos apoiados em uma comunicação mais assertiva, com maior respeito ao próximo e consigam ressignificar os momentos desafiantes que possam estar passando, gerando, assim, um maior sentimento de bem-estar em suas próprias vidas.

Informações adicionais sobre o projeto estão disponíveis no perfil de Instagram @afelicidadeestaaqui. A inscrição para o minicurso está aberta pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da UFPB https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/extensao/consulta_extensao.jsf