Crea-PB participa da revisão do Plano de Gestão Integrada da Orla de Cabedelo

Documento busca ordenamento dos espaços costeiros, com foco no planejamento da orla e do patrimônio da União

A ação de revisão do PGI – Plano de Gestão Integrada da Orla da cidade de Cabedelo foi realizada entre os dias 23 e 29 de agosto deste ano e contou com a participação de vários atores da sociedade civil e instituições públicas, dentre elas o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB).

A presidente em exercício do Crea-PB, Carmem Eleônora Amorim, participou da abertura e falou sobre a importância de se realizar o PGI de forma compartilhada e participativa. “A orla de Cabedelo é um dos ativos mais preciosos deste município, e sua preservação e desenvolvimento devem ser tratados com a máxima responsabilidade e cuidado. Nesse sentido, a abordagem compartilhada é fundamental. A gestão integrada envolve não apenas profissionais da engenharia e da agronomia, mas também urbanistas, arquitetos, ambientalistas, gestores públicos e, acima de tudo, a população”, disse a gestora.

O instrumento de gestão compartilhada da orla, em nível local, e sua elaboração e revisão inserem-se no Projeto Orla, de iniciativa federal, que busca o ordenamento dos espaços costeiros, com foco no planejamento da orla e do patrimônio da União ali inserido.

Nos dias 24, 25 e 28, 29 foram realizadas as Oficinas de Diagnóstico e as Oficinas de Propostas, que se inserem na Etapa 3 – Planejamento participativo da revisão do PGI de Cabedelo.

O assessor institucional do CreaPB, eng.civ./Seg.Trab. Juan Ébano participou durante todos os dias de trabalho que envolveu trabalhos de campo como: visitas técnicas de catamarã e de lanhca ao longo das orlas estuarina e marítima, percorrendo os rios Mandacaru/Jaguaribe e Paraíba além de um trajeto à pé pelas praias marítimas até o Dique de Cabedelo.

“Ao trabalharmos juntos na elaboração e implementação do Plano de Gestão Integrada da Orla, estamos assegurando que as decisões tomadas sejam amplamente discutidas, levando em consideração todas as perspectivas e necessidades da comunidade. Isso resultará em soluções mais eficazes e sustentáveis para o desenvolvimento da orla de Cabedelo”, disse o assessor do Crea, Juan Ébano.