Ouvidoria

Em comemoração ao Jubileu de Ouro, Crea-PB homenageia ex-presidentes, profissionais, entidades e órgãos parceiros

Presidente do Crea-PB e diretores da Mútua entregam comenda ao Dr. Marcos Queiroga, representante do MPF.

Comemorando em 2018 seus 50 anos de existência, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB), realizou, nesta segunda-feira (11), durante sua reunião Plenária, uma homenagem a alguns nomes que contribuíram para a história do Regional e para o desenvolvimento da Engenharia paraibana. Receberam comendas de Menção Honrosa profissionais, ex-presidentes do Conselho, entidades de classe e órgãos parceiros da instituição.

O presidente do Crea-PB, Antonio Carlos de Aragão, deu início à solenidade lembrando a data de início do Crea-PB após sua independência do Regional de Pernambuco. Ele falou sobre a contribuição de cada um dos homenageados à história do Conselho. “O Crea é uma autarquia em construção e todos que por aqui passaram deixaram sua marca. Todos os homenageados dedicaram o seu tempo, o seu trabalho, o seu esforço para proteger a sociedade. É uma história que foi e está sendo construída em conjunto, porque sozinhos nós não conseguimos fazer nada”, afirmou, complementando: “Este é um reconhecimento singelo de todo trabalho que os senhores tiveram e ainda têm, e porque os senhores são exemplo para as novas gerações”, pontuou.

Aragão destacou ainda o papel da Engenharia para o desenvolvimento nacional e disse que, além da fiscalização do exercício profissional, a defesa social é a grande finalidade do Conselho. “Por isso, também estão aqui os órgãos que estão ao nosso lado nesta missão, que são o Ministério Público Estadual e Federal, Tribunal de Contas do Estado e União e Controladoria Geral do Estado e União. São órgãos que estão ao nosso lado na defesa dos interesses da sociedade, defendendo o exercício profissional, porque é através dele que o serviço prestado pelo Crea atinge a todos” comentou o presidente.

As comendas foram entregues pelo gestor juntamente com a diretoria da Mútua-PB, mas foi a Caixa de Assistência aos Profissionais a primeira a receber a homenagem, através dos seus diretores, os engenheiros João de Deus, Cândida Régis e José Humberto. Em nome de toda diretoria, João de Deus agradeceu a homenagem e ressaltou a parceria com o Conselho. “É uma honra estar presente nesta Plenária Magna. Queremos agradecer pela relação de harmonia que temos com o Crea, e  tenho certeza que continuará esse relacionamento, pois só assim o Sistema Confea/Crea e Mútua poderá prestar um serviço muito melhor para profissionais e mutualistas”, disse o diretor-geral.

O ex-conselheiro e presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas, Martinho Nobre, fez um agradecimento em nome de todos os homenageados e disse ter sido uma honra atuar como conselheiro regional e federal, e como diretor da Mútua. “O meu sentimento é de satisfação e gratidão por todos os ensinamentos que nós tivemos”, revelou, agradecendo ainda aos servidores do sistema Confea/Crea e Mútua. “Os funcionários da casa são verdadeiros parceiros, quando estamos aqui fazendo nossas análises e julgamentos de processos, mas  também são pessoas amigas”.

Martinho também lembrou das suas atribuições enquanto conselheiro federal representando a Paraíba. “No Confea, enquanto conselheiros, nós procuramos ajudar o nosso Estado, levamos as reivindicações do nosso presidente e dos profissionais, mas também tivemos o compromisso, a nível nacional, com todas as modalidades. É um trabalho árduo, que exige uma grande dedicação e muita responsabilidade, representando a Engenharia do Brasil e procurando sempre enaltecer as nossas profissões”, avaliou o engenheiro eletricista.

Homenagem da AEST

Ao final da entrega das comendas, a noite ainda tinha reservado mais uma homenagem. Desta vez, ao presidente do Crea-PB, que foi surpreendido com um certificado de Menção Honrosa pela Associação de Engenheiros de Segurança do Trabalho da Paraíba – Aest/PB. A homenagem, segunda a presidente da Associação, Aparecida Estrela, foi motivada pelo apoio de Antonio Carlos Aragão às lutas dos profissionais da categoria no Estado.

O presidente, por sua vez, agradeceu a homenagem e destacou a relevância da atuação dos engenheiros de segurança do trabalho. “Estou muito feliz, porque, mais do que uma profissão, trata-se de uma missão: a de defender a vida. Por isso, enquanto cidadão e cristão que sou, essa defesa me é muito cara”, confessou.

 

CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS FOTOS DO EVENTO

 

CONFIRA QUEM FORAM OS HOMENAGEADOS:

EX-PRESIDENTES VIVOS

Engª. Agrª. Giucélia Araújo de Figueiredo

Eng. Civ. Paulo Laércio Vieira

Eng. Agr. Manoel Antônio de Almeida Duré

Eng. Agr. Sérgio Barbosa de Almeida

Eng. Civ. Paulo José de Souto

Eng. Civ. Haroldo Coutinho de Lucena

Eng. Civ. Luiz Tadeu Dias de Medeiros

Eng. Civ. José Eduardo de Melo Cunha

EX-CONSELHEIROS FEDERAIS

Eng. Mec. Vinício Duarte Ferreira

Eng. Elet. Martinho Nobre Tomaz de Souza

Eng. Agrº. José Geraldo de Vasconcelos Baracuhy

Eng. Quím.Alberto De Matos Maia

Eng. Civ. Luiz Sávio Marques Rolim

Eng. Civ. Carmem Eleonôra Cavalcanti Amorim Soares

PROFISSIONAIS

Eng. Civ. Raimundo Nonato Pinto Gadelha

Eng. Civ. José Silvino Sobrinho

Eng. Civ. Zenóbio Toscano de Oliveira

Eng. Civ. Carlos Alberto Lourenço Coelho

PREFEITO

Abimael de Sousa Lacerda

ENTIDADES PLENÁRIO

Sindicato dos Engenheiros da Paraíba

Associação dos Engenheiros Agrônomos da Paraíba

Associação de Engenheiros Eletricistas – Seção Paraíba

Clube de Engenharia da Paraíba

Associação dos Engenheiros de Minas da Paraíba

Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia da Paraíba

Universidade Federal da Paraíba

Universidade Federal de Campina Grande

Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ

ÓRGÃOS PARCEIROS

Ministério Público Estadual

Ministério Público Federal

Tribunal de Contas do Estado da Paraíba

Tribunal de Contas da União

Controladoria Geral do Estado da Paraíba – CGE/PB;
Controladoria Geral da União – CGU;

MÚTUA – Caixa de Assistência dos Profissionais

 

 

*Grazielle Uchôa/ Assessoria de Comunicação do Crea-PB

 

Minerva CREA - Atencimento Online

Atendimento Online