Ouvidoria

Embrapa promove evento sobre utilização da soja na indústria

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realiza de 22 a 24 de outubro, em Bento Gonçalves, RS, o evento “Américas: Conferência Internacional sobre Utilização de Soja”. O objetivo do evento é discutir a soja como matéria-prima para inúmeras aplicações industriais, além dos seus usos na alimentação humana e animal. “É um evento que irá mostrar as grandes inovações da área, oferecendo uma oportunidade de debater com especialistas de institutos de pesquisa do Brasil, Estados Unidos, Japão e Argentina”, destaca Mercedes Panizzi, presidente da Conferência e pesquisadora da Embrapa Trigo.

Entre as novidades que serão apresentadas estão técnicas de processamento de alimentos, como edamame, brotos de soja e soja preta, produtos consumidos nos países orientais e que estão se tornando populares no Ocidente, com amplo mercado nos Estados Unidos,  o uso de soja em ração para peixes.

Na programação técnica, há mesas-redondas sobre o melhoramento de soja para características especiais, processamento de soja para qualidade alimentar, novas técnicas para extrusão de soja. Na parte de usos industri
ais, destacam-se as apresentações sobre usos do óleo de soja na indústria americana, no biodiesel e na produção de tinta gráfica. Também serão debatidos os efeitos do melhoramento genético e técnicas de processamento do farelo de soja por suínos e as possibilidades de uso na criação de peixes.

As questões ligadas à saúde e nutrição humana também serão debatidas no evento, onde serão apresentadas as discussões em torno dos benefícios à saúde, com a apresentação de resultados de pesquisas que associam a soja à redução do colesterol e de estudos que mostram o papel da proteína e dos peptídeos de soja na saúde humana.

Participam do evento produtores de grãos, importadores e exportadores; fabricantes de alimentos, rações animais, biocombustíveis; fornecedores de equipamentos, tecnologia e serviços; indústria química; logística de transporte e armazenagem.

A programação inclui também sessões pôster onde os pesquisadores, profissionais e estudantes poderão compartilhar suas pesquisas e discutirem possíveis cooperações. O prazo para envio de trabalhos é 9 de setembro. As inscrições para o evento custam R$ 700,00 para profissionais e R$450,00 para estudantes. As vagas são limitadas. O evento é uma promoção conjunta da Embrapa Trigo, Embrapa Agroindústria de Alimentos e Embrapa Soja.

 

Fonte: Embrapa

Minerva CREA - Atencimento Online

Atendimento Online