7º Congresso Nacional dos Docentes em Engenharia de Segurança do Trabalho

Será realizado nos dias 8 e 9 de setembro, em Campo Grande (MS), a sétima edição do Congresso Nacional dos Docentes em Engenharia de Segurança do Trabalho (7º Condest). O evento tem atividades presenciais e virtuais e conta com a participação de importantes nomes do segmento no Brasil, na condução de palestras, mesas-redondas e minicursos. Para inscrever-se gratuitamente, clique aqui.

Promovido pela Associação Nacional dos Docentes em Engenharia de Segurança do Trabalho (Andest do Brasil), o 7º Condest traz como tema geral: “Ensino – estratégias e excelência”. Segundo a presidente nacional da entidade, eng. Elizabeth Cox, a prevenção de acidentes e danos à saúde do trabalhador passa pela excelência da formação e qualificação dos profissionais ligados à área. “No Congresso, temos a missão de colocar em debate as estratégias de ensino que provoquem uma melhoria contínua, devolvendo ao mercado de trabalho os profissionais mais bem preparados e altamente capazes de garantir a segurança dos trabalhadores brasileiros”, diz.

De acordo com dados do Ministério do Trabalho, houve quase 600 mil notificações de acidentes de trabalho no país em 2021, o que representou um aumento de cerca de 30% em relação a 2020. Casos de morte somaram 2.487 no ano passado, representando um acréscimo de 33% ao ano anterior. No Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), há mais de 80 mil engenheiros e engenheiras de segurança do trabalho registrados e em atuação no território nacional.

Além de debater o panorama nacional do setor, o evento conta ainda com apresentação de trabalhos e reúne grandes nomes da área apresentando minicursos, painéis e mesas-redondas. As inscrições são gratuitas, exceto para os minicursos. O 7° Condest conta com o patrocínio do Confea, Mútua e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS) – instituição que vai sediar o evento. Confira a programação:

8 de setembro de 2022

7h30 – Credenciamento

8h às 12h – Minicursos:

(A1) Atualização sobre equipamentos e instalações eletromecânicas em atmosferas explosivas contendo poeiras combustíveis;

(B1) ESG e Segurança do Trabalho – desafios e estudos de casos

12 às 13h – Intervalo

13h às 18h – Minicursos:

(A2) Responsabilidade Civil e Criminal – Ensino e Exercício profissional;

(B2) Teoria e prática de equipamentos destinados à medição de vibração ocupacional

19h – Abertura oficial com entrega de homenagens, entrega a uma Instituição de Ensino Superior do primeiro Selo de Excelência Ouro, e apresentação cultural com Grupo Acaba.

9 de setembro de 2022

8h – Painel 1: Histórico, Evolução e Inovação no Ensino da Engenharia de Segurança do

10h – Painel 2: Criatividade e Experiencias Práticas.

13h30 – Apresentação de trabalhos | Reunião de docentes e coordenadores

14h – Painel 3: Engenharia de Segurança do Trabalho – Formação & Profissão

16h – Mesa Redonda:  Atribuições Profissionais – Dispositivos Disciplinadores

17h20 – Elaboração da Carta de Campo Grande e encerramento

7º Congresso Nacional dos Docentes em Engenharia de Segurança do Trabalho

Data: 08 e 09 de setembro de 2022

Local: Crea-MS, rua Sebastião Taveira, 262 | Campo Grande, MS

Para inscrições, clique aqui.