• CREA-PB

    TRANSPARÊNCIA

    Sistema CONFEA/CREA

     

    O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea e os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – Creas, autarquias criadas pela Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966, têm como objetivo zelar pela defesa da sociedade e do desenvolvimento sustentável do País, observados os princípios éticos profissionais, mediante o cumprimento de suas competências legais. Estas envolvem a verificação, a fiscalização e o aperfeiçoamento do exercício e das atividades das áreas profissionais de agronomia, engenharia, geologia, geografia e meteorologia, bem como suas modalidades e especialidades, em seus níveis superior, tecnológico e técnico.

    Para compreender como o exercício destas atribuições se integram de forma a possibilitar a unidade de ação no Território Nacional, é necessário entender como funciona o Sistema Confea/Crea, do qual o Confea é o órgão central.

    Acesse a página dos eixos temáticos a partir dos quais são organizadas as informações sobre o Sistema Confea/Crea e a Mútua:

    SOBRE O CREA-PB

    O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado da Paraíba – CREA-PB é uma entidade autárquica de fiscalização do exercício e das atividades profissionais dotada de personalidade jurídica de direito público, constituindo serviço público federal, vinculada ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA, com sede e foro na cidade de João Pessoa e jurisdição no Estado da Paraíba, instituída pela Resolução nº 165, de 27 de outubro de 1967, na forma estabelecida pelo Decreto Federal nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933, e mantida pela Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966, para exercer papel institucional de primeira e segunda instâncias no âmbito de sua jurisdição. A estrutura básica é composta por órgãos de caráter decisório ou executivo, compreendendo: Plenário, Câmaras Especializadas, Presidência, Diretoria e Inspetorias.

    História

    Antes denominado Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, o CREA da 16ª região foi criado em 1967, com sede em João Pessoa e jurisdição nos Estados da Paraíba e Rio Grande do Norte (Resolução nº 165, de 27 de outubro de 1967). Em 23 de março de 1968 passou a atender exclusivamente o Estado da Paraíba e, em 1972, adquiriu sua sede própria no endereço que até hoje está localizado, na Av. Dom Pedro I, centro da capital paraibana. No final de 2011, com a saída dos arquitetos para a criação do seu próprio Conselho profissional, passou a constituir-se como Conselho de Engenharia e Agronomia do Estado da Paraíba. Ao longo de sua história, o CREA-PB contou com 13 presidentes e, a partir de maio de 2022, passou a ser presidido pelo engenheiro civil Hugo Barbosa de Paiva Júnior.

     

    Missão

    Atuar eficiente e eficazmente, assegurando a valorização profissional, para benefício e defesa da sociedade e do desenvolvimento sustentável.

    Visão

    Ser reconhecido como um Conselho que trabalha em prol da sociedade e comprometido com a excelência do serviço e das atividades profissionais.

    Valores

    • Ética
    • Credibilidade
    • Compromisso
    • Transparência
    • Responsabilidade socioambiental

     

    NOVO REGIMENTO INTERNO – PL Nº 1.003 2023 – CONFEA